
Autonomia política à São Luís
Foi eleito prefeito de São Luís, em 1965, já na ditadura militar, depois de ter participado da eleição de deputado federal e ficado como suplente. Ao assumir por licença do titular, Cafeteira cuidou de propor uma emenda constitucional, dando autonomia política a São Luís e outras capitais. Os prefeitos eram nomeados pelo governador. A proposta foi aprovada e ele já terminou a interinidade na Câmara como candidato a prefeito sob o lema “Prometeu e Cumpriu”, que virou marca de sua gestão na capital.