Biografia

05 curiosidades da vida de Epitácio Cafeteira

Primeiro prefeito eleito de São Luís, justificativa da construção do estádio Nhozinho Santos, de onde veio o apelido Cafeteira, autonomia política de São Luís e o apoio à Jackson Lago

O ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira faleceu no último domingo, 13. Uma verdadeira lenda na política. Chegou no Maranhão ainda pequeno, vindo da capital paraibana, João Pessoa, onde iria constituir familiar e fazer história no imaginário político. Passou pelos cargos mais relevantes da política. Foi prefeito de São Luís (1965-1969), por três vezes exerceu mandato na Câmara Federal (1975-1987), ainda no ano de 1987 foi governador do Maranhão (1987-1990) e ainda teve dois mandatos como Senador da República (1991-1999 e 2007-2015).

 

Foi o primeiro prefeito eleito de São Luís
Cafeteira tornou-se o primeiro prefeito eleito da história de São Luís e uma figura de forte apelo popular. No cargo, resistiu à tentativa de intervenção na prefeitura pelo então governador José Sarney, via Câmara de Vereadores. Na administração, adotou o modelo conservador, ao proibir máscara no carnaval e retirar das ruas de São Luís o bonde, que inicialmente fazia a linha entre Anil e Centro e depois ficou restrito até o bairro Filipinho.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias