POLÍTICA

Cleide recebe Título de Cidadã Maranhense

A homenagem foi um reconhecimento aos quase 50 anos de serviços prestados em prol do Maranhão, especialmente à população de Caxias

Foto: Reprodução

A médica e ex-deputada estadual Cleide Coutinho foi homenageada ontem, em sessão solene, na Assembleia Legislativa. Sergipana, ela foi agraciada com o Título de Cidadã Maranhense, honraria proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A homenagem foi um reconhecimento aos quase 50 anos de serviços prestados em prol do Maranhão, especialmente à população de Caxias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), presidiu a sessão solene, que foi bastante prestigiada. Deputados estaduais e federais, prefeitos, ex-prefeitos, lideranças políticas e autoridades fizeram questão de comparecer à homenagem, que ganhou tons de emoção ao relembrar a trajetória e as qualidades do ex-deputado e ex-presidente da AL, Humberto Coutinho (in memoriam).

“Nós estamos fazendo o reconhecimento documental, porque em relação aos sentimentos, ao trabalho desenvolvido, à vida dedicada, Cleide Coutinho sempre demostrou isso desde a sua chegada ao Maranhão. Esse reconhecimento que a Assembleia faz é para deixar de forma clara todo o carinho e respeito que temos pelo seu trabalho e, também, por entendermos que ela é uma filha legítima do Maranhão por tudo aquilo que ela construiu no nosso estado”, afirmou o deputado Roberto Costa.

O deputado Rogério Cafeteira (PSB) também destacou sua admiração por Cleide Coutinho. “Você é merecedora desse título por toda a história profissional e política, mas, sobretudo, pelo ser humano que é, pela sua sinceridade e fidelidade”, declarou da tribuna.

O deputado Othelino Neto externou toda a sua deferência à figura política e humana que é Cleide Coutinho.
“Com essa homenagem estamos fazendo justiça. Cleide Coutinho dedicou grande parte da sua vida a cuidar do Maranhão, ao lado do saudoso deputado Humberto Coutinho”, assinalou.

Trajetória

Cleide Barroso Coutinho é natural da cidade de Maruim, no estado de Sergipe. Há 47 anos radicada no Maranhão, ela chegou ao município de Caxias no início da década de 70, juntamente com o marido Humberto Coutinho, ambos recém-formados em Medicina. Lá, construíram um legado em prol da saúde da população caxiense. Em 2006, elegeu-se como a segunda deputada mais votada do estado. Em 2010, foi reeleita para mais um mandato de quatro anos.

Emocionada, ela agradeceu a homenagem e o reconhecimento, lembrando que toda a sua vida foi baseada na relação de parceria, união e fidelidade que construiu ao lado de Humberto Coutinho. Ao finalizar seu discurso, ela ofereceu uma canção ao marido, que foi interpretada pelo músico Emanuel de Jesus.

“Eu realmente estou muito emocionada. O Roberto me deu esse título, que foi aprovado por todos os deputados, e eu tinha que receber em respeito a mim e a todos os maranhenses do qual agora faço parte, e em respeito ao meu marido. Chegou a hora de eu corresponder à confiança dos colegas deputados e do povo maranhense, que vai me fazer uma maranhense igual a todos vocês”, concluiu.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS