PAGAMENTO

Funcionários públicos de Santa Inês estão sem receber salário

Servidores do município de Santa Inês ficaram sem seus vencimentos este mês. A prefeitura culpa a Caixa Econômica e esta alega que os cadastros não foram repassados corretamente

Foto: Reprodução.


Reprodução

O prefeito Ribamar determinou que o departamento jurídico entrasse com uma ação judicial contra a Caixa

Os funcionários públicos municipais de Santa Inês podem ter um início de ano no vermelho. Os salários, que teriam sido depositados na semana passada, nunca caíram na conta dos servidores. A informação foi dada pela prefeitura da cidade, que culpa a Caixa Econômica Federal pelo falta de repasse do dinheiro.

De acordo com o prefeito, que assinou a nota enviada à imprensa, foi feito “todo esforço possível para pagar o funcionalismo da Prefeitura de Santa Inês dentro do mês e antes do Natal”. O não cumprimento da responsabilidade administrativa teria sido provocada pela Caixa Econômica, que “resolveu melar essa intenção e não depositou o pagamento dos funcionários que recebem pela agência”.
De acordo com nota emitida pela prefeitura, até a última segunda-feira o saldo da conta dos funcionários era “zero”. Por conta disso, o Natal dos servidores teria sido prejudicado pela falta de atenção do banco, dito na nota como “uma instituição de reputação séria, mas que pisou na bola com dezenas de pais de família”. Como reação ao fato, o prefeito Ribamar Alves determinou que o departamento jurídico da Prefeitura entrasse com uma ação judicial contra a Caixa.
Caixa responde
Em nota, a assessoria de comunicação da superintendência da Caixa Econômica Federal disse que a prefeitura é responsável por informar corretamente os dados (nome, número da conta e valor referente a cada servidor) e creditar o valor referente à folha de pagamento.
Segundo a nota da CEF, a Prefeitura de Santa Inês “não realizou corretamente a indicação dos valores, nomes e número das contas dos servidores que deveriam receber a gratificação natalina”. Por conta desse fato, os servidores não puderam receber o salário.
Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Santa Inês
A Prefeitura de Santa Inês vem a público e perante seus funcionários esclarecer o seguinte:
– O pagamento do funcionalismo que recebe pela agência da Caixa Econômica Federal foi depositado na Agência/Santa Inês antes do feriado do Natal, assim como os proventos dos funcionários que recebem pelo Banco do Brasil;
– Informa que o décimo terceiro também foi depositado na mesma data;
– esclarece, porém, que até a presente data (28/12), a caixa não disponibilizou tais pagamentos nas contas do funcionalismo, prejudicando, de forma suspeita, as finanças desses funcionários;
– Diante disso, a prefeitura de Santa Inês pede desculpas a esses funcionários e acionou seu departamento jurídico para que tome as providências cabíveis ao caso, para que os culpados sejam responsabilizados.
José de Ribamar Costa Alves
Prefeito de Santa Inês
Nota de Esclarecimento da Caixa Econômica Federal
Caixa Econômica Federal
Superintendência Regional no Maranhão
Nota de Resposta
Com relação à matéria veiculada sobre o repasse de valores para o pagamento de salários e 13º salário de empregados da prefeitura de Santa Inês (MA), a Caixa Econômica Federal esclarece que é responsabilidade da prefeitura creditar o valor referente à folha de pagamento e informar necessariamente nome, número da conta e valor referente a cada servidor via sistema do banco, conforme rotina estabelecida em contrato firmado.
A prefeitura não realizou corretamente a indicação dos valores, nomes e número das contas dos servidores que deveriam receber a gratificação natalina. O não cumprimento dessa etapa por parte do poder público impossibilitou o crédito aos clientes.
Os dados corretos foram repassados ontem (28) pela prefeitura e o crédito nas contas dos servidores já foi efetuado.
Assessoria de Imprensa
CAIXA – REGIONAL MA
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias