VOTAÇÃO

Câmara Municipal de São Luís aprova novo regimento

Faltam apenas duas sessões para iniciar o recesso parlamentar, e a Câmara de Vereadores de São Luís, enfim, aprovou o novo Regimento Interno da Casa

Câmara Municipal de São Luís

O Regimento estava em discussão há quase dois anos. Antes mesmo da aprovação, alguns vereadores já parabenizavam o ato, esperado desde quando o Legislativo ludovicense passou a ter 31 membros e não mais 21, mas discutido há mais de dez anos.

“Esta Casa está de parabéns, pois esta é uma conquista há muito esperada por todos. Nos levou a discussões e debates muito bons, mas o importante é que temos um novo texto, que atende aquilo que vimos como necessário aos trabalhos desta Casa”, disse o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).
O vereador José Joaquim (PSDB) lembrou que o tema vem sendo tratado há muitos anos. Ele mesmo compôs uma comissão que analisou o texto e ficou responsável por levantar propostas de mudança. “Eu e outros colegas fomos indicados para compor a Comissão Especial que deveria estudar o documento. Com a atenção dada pelo então presidente Isaías Pereirinha (PSL), nós nos debruçamos sobre o material e passamos a analisar ponto a ponto. O presidente Astro de Ogum (PR), de forma muito correta, trouxe a discussão de volta e hoje nós chegamos ao ápice do momento. Como vereador mais antigo desta Casa, fico muito feliz por ter vivido este momento histórico”, disse José Joaquim, considerado o decano da Câmara, com mais de 20 anos de serviço público.
Uma das principais mudanças diz respeito à composição de chapas para eleição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. No mínimo, 20% das vagas devem ser preenchidas pelas vereadoras. A proposta foi da vereadora Bárbara Soeiro (PMN). “Esta é uma forma de valorização da mulher no âmbito do Legislativo de São Luís. Travamos uma luta desigual, ocupamos pouco espaço em todas as esferas da política. Mas somos fortes, somos competentes e unidas. Com esta aprovação, conseguimos o espaço necessário para que possamos mostrar o quanto a mulher pode fazer muito mais”.
Todas as mudanças feitas estão com o primeiro secretário da Casa, o vereador Pavão Filho (PDT).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias