DIÁLOGO

I Marcha Municipalista do Maranhão começa nesta quinta em São Luís

Evento reunirá representantes da classe política e de segmentos da sociedade para discutir soluções para a situação de crise financeira vivida pelas cidades maranhenses

I Marcha Municipalista do Maranhão acontece nesta quinta e sexta-feira em São Luís

Idealizada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), a I Marcha Municipalista do Maranhão será realizada nesta quinta-feira e sexta-feira no Rio Poty Hotel, em São Luís.

O evento pioneiro no Estado reunirá agentes da classe política (prefeitos e prefeitas; deputados estaduais, deputados federais, senadores; além do governador Flávio Dino) e representantes de vários segmentos da sociedade que, juntos, irão discutir soluções para a situação de crise financeira vivida pelas cidades maranhenses.
As inscrições, assim como a programação completa, estão disponíveis no www.famem.org.br
Somente nos últimos três meses deste ano, as cidades maranhenses foram penalizadas com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, situação que está tornando quase que impraticável as administrações públicas municipais.
A I Marcha Municipalista do Maranhão tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, uma alusão às dificuldades financeiras pelas quais passam os municípios devido a queda constante de repasses do FPM.
Programação
A programação da Marcha, cuja abertura está prevista para as 9h, será composta de oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade – comunicação e negociação no setor público, elaboração de projetos e práticas sociais, licitações e contratos – e reuniões políticas.
A primeira reunião política ocorrerá nesta manhã envolvendo gestores municipais. Cada regional do Estado escolherá um representante (prefeito ou prefeita) para apresentar as demandas municipais.
No período da tarde, será abordado o tema “Judicialização da Gestão Municipal” com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado, por exemplo.
Em seguida, ocorrerá a plenária com gestores e profissionais da Imprensa para discussão do Tema: “Imprensa Como Quarto Poder”.
No dia 30 pela manhã, a partir das 9h, bancadas de deputados estaduais e federais; senadores e o governador Flávio Dino irão se reunir com prefeitos para discutir demandas e projetos de interesse dos municípios.
Programação da I Marcha Municipalista do Maranhão
Dia 29
08:30H – Abertura do Evento (Autoridades: Presidente da FAMEM, Presidente da Assembleia Legislativa, Coordenador da Bancada dos Deputados Federias e Senadores e demais autoridades convidadas).
10H – Discussão das demandas municipais pelo Presidente da FAMEM e Prefeitos das Regionais
12H – Intervalo para almoço
14H – Plenária com Membros do Ministério Público, Tribunais de Contas da União e Estado, Controladoria e Judiciário para discussão tema: “Judicialização da gestão Municipal”.
15H – Plenária com Membros da Imprensa para discussão do Tema: “Imprensa como quarto poder”.
16H – A Construção da Rede Municipalista – Pacto Federativo
Paralelamente – Oficinas Temáticas – 14H
1 – Elaboração de Projetos e Práticas Sociais – Patrícia Ferreira Paulino – Instituto Vidas;
2 – Licitações e Contratos: aspectos controversos e problemas atuais – Prof. Msc Nilo Cruz Neto – Auditor CGU;
Dia 30
09H – Reunião de trabalho com Governador Flávio Dino e seu secretariado; e com deputados estaduais, deputados federais e senadores.
12H – Intervalo para almoço
14H – O Momento atual do Movimento Municipalista
15H – O Papel do Agente Municipalista na REDE: Aproximação dos poderes Executivo e Legislativo
16H – Projetos CNM: Urbem e Realidade Municipal
18H – Encerramento da Marcha.
Paralelamente – Oficinas Temáticas – 14H
1 – Elaboração de Projetos e Práticas Sociais – Patrícia Ferreira Paulino – Instituto Vidas;
2 – Licitações e Contratos: aspectos controversos e problemas atuais – Prof. Msc Nilo Cruz Neto – Auditor CGU;
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias