REDUÇÃO SALARIAL

Câmara de Paço do Lumiar pede redução de seus próprios salários

Eles ainda esperam que a mesma iniciativa seja abraçada pelo prefeito, vice-prefeito e cargos de 1º e 2º escalão do poder executivo da localidade.

Foto: Divulgação.


Divulgação

Encabeçando o pedido de redução salarial estão os vereadores Marcelo Portela (PHS), André Costa (PTdoB), Vanusa Neves (PRB) e Marinho do Paço (PROS)

Todos sabem que o Brasil passa por um momento de recessão política, a qual tem resultado numa crise financeira bastante aguda. Esse difícil momento tem sido percebido na queda do poder de compra do consumidor e no alto índice de desemprego, culminando numa sensação de insegurança presente em quase todos os segmentos da sociedade. No Maranhão, a realidade não é muito diferente da que se instalou no restante do país, mas parece que aqui um grupo de vereadores começou a se posicionar de maneira positiva, apesar do cenário adverso.
No município de Paço do Lumiar, que faz parte da região metropolitana da Grande São Luís, a câmara municipal protocolou indicação para redução de 20% nos salários de todos os vereadores. Eles ainda esperam que a iniciativa seja abraçada pelo prefeito, vice-prefeito e cargos de 1º e 2º escalão do poder executivo da localidade. A câmara da cidade possui ao todo 15 vereadores, os quais foram unânimes na decisão.
Encabeçando o pedido de redução salarial estão os vereadores Marcelo Portela (PHS), André Costa (PTdoB), Vanusa Neves (PRB) e Marinho do Paço (PROS). Segundo eles, a indicação é baseada na atual situação econômica do país, do município e na redução dos salários. De acordo com legisladores, esta seria uma importante medida nesse momento de crise.
A Redução
Os vereadores Marcelo Portela e André Costa informaram à equipe de reportagem do Portal O Imparcial que desde o ano de 2013 os salários dos que ocupam as 15 cadeiras da câmara luminenses já têm sido reduzidos. “O nosso salário bruto hoje é de R$ 9.800,00 e estamos pedindo uma redução de 20%, o que significa cerca de dois mil a menos. Afora da redução, solicitamos também no plenário um apelo para que o Executivo de Paço do Lumiar (prefeito e vice, bem como 1º e 2º escalão) tome a mesma medida, porque essa cultura de redução de salários é da Câmara”, informou Portela.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Vereadores apresentando petição para redução salarial na Câmara de Paço do Lumiar

Ele ainda observou que a Casa dos Vereadores Luminenses nunca recebeu salários integrais, e que estes sempre passaram por processos de redução. “Além dessa iniciativa que esperamos do Executivo, também almejamos que eles revejam as gratificações recebidas, assim como a diminuição das diárias e viagens”, disse.

Infraestrutura
Marcelo e André destacaram ainda um ponto que será diretamente assistido com a redução salarial, que é a infraestrutura da localidade. De acordo com eles, apesar de o clima presente ser de estiagem, o período de chuva chegará e com ele os alagamentos e intrafegabilidade em boa arte das ruas. Comunidades como Iguaíba, Mojó, Cordeiro e Pindoba foram mencionadas.
“Paço do Lumiar possui atualmente 108 comunidades dentro do seu território legal. Até mesmo o Maiobão, que é uma área urbana, um conjunto que nasceu com toda uma infraestrutura básica, ele hoje tem pontos que sofrem alagamentos, imagina então das comunidades, que somam cerca de 70% e que são fruto de ocupação sem nenhuma estrutura básica. Nestas, a realidade é ainda pior”, frisou o vereador Portela.
Eles ainda destacaram que o gesto é importante, mas que a economia será mínima frente ao impacto caso o Executivo tomar esta mesma medida. “Se eles (Executivo) também reduzirem os seus salários e benefícios, a economia será maior e assim poderemos reverter essa diferença financeira em investimento nestas comunidades citadas, como também em outras necessidades do município”, observaram.
Prazos e redução
Segundo os vereadores, não existe um prazo para que esta medida entre em vigor. A iniciativa deverá ser transformada em projeto de lei pela Mesa Diretora da Câmara, em seguida colocada para votação e encaminhada ao prefeito a fim de ser sancionada. Ou seja, com a indicação feita à Mesa Diretora da Câmara, o presidente do legislativo poderá responder a sugestão se cria ou não um projeto de lei para ser votado em sessão.
Caso seja aprovado, o mesmo será encaminhado para o prefeito. Dessa forma, a Mesa precisará de um tempo para oficializar essa decisão, cabendo também passar por uma análise jurídica, política e posteriormente enviado aos vereadores que assinaram a indicação. Mas a expectativa é de que tudo seja resolvido ainda este ano, mais objetivamente no mês de outubro ou novembro.
Entretanto, questionado a respeito da extensão da validade dessa redução, o vereador André Costa disse que próximo ano serão votados os salários para o mandato de 2017 a 2020. A lei que fixa o salário dos vereadores é feita pra valer de quatro em quatro anos.
“No caso a lei que vigora nosso salário, ela foi aprovada em 2012, sendo que nosso mandato começou em 2013, e vale para os anos de 2013 até 2016. No final de 2016 elaboraremos uma nova lei de subsídios pra valer de 2017 a 2020. Então a princípio essa redução valerá pro nosso mandato”, concluiu.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias