SEGURANÇA

Assistência à mulher é aumentada no Maranhão

Atualmente, a mulher vítima conta com uma rede ampla e com maior acesso para denunciar e receber acolhimento.

Foto; Carlos Pereira

A estrutura para investigação dos casos de mortes de mulheres recebeu reforço do Governo do Estado. Desde 2015, medidas foram adotadas com a criação da Patrulha Maria da Penha, instituição da Casa da Mulher Brasileira e Departamento de Feminicídio do Maranhão, além de investimentos em equipamentos e melhorias físicas na Delegacia Especial da Mulher (DEM) e demais delegacias no Estado. Atualmente, a mulher vítima conta com uma rede ampla e com maior acesso para denunciar e receber acolhimento.

“O governo Flávio Dino tem uma peculiaridade, atenção e muita sensibilidade no que refere a políticas para as mulheres. E as que sofrem violência podem contar atualmente com uma rede de assistência equipada e preparada para acolher e atender adequadamente. A Semu é parceira na promoção destas políticas e na sua efetividade, sabendo que a mulher precisa ser amparada, protegida e respeitada sempre”, avalia a titular da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça.

As investigações de violência contra a mulher são diferenciadas dos demais crimes e devem ser vistas na perspectiva de gênero, de que a mulher sofre misoginia e está inserida em relações abusivas, explica a titular da Coordenação das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Codevim), delegada Kazumi Tanaka. Ela aponta que em mais da metade dos casos a mulher não procura ajuda ou não denuncia. Uma série de fatores contribui para esta atitude como a falta de apoio social, dependência financeira, estar em um relacionamento abusivo, entre outros.

A rede protetora no Maranhão foi reforçada com medidas como a ampliação do funcionamento da Delegacia Especial da Mulher (DEM), que passou a atender 24 horas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias