OPERAÇÃO POLICIAL

Polícia prende quadrilha que aplicava golpes milionários no Maranhão

Foram apreendidos bens e contas bancárias – físicas e jurídicas – no valor aproximado de R$ 50 milhões

Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão cumpriu na manhã desta quinta-feira, 10, 14 mandados judiciais de prisão, busca e apreensão nas cidades de Zé Doca, São João do Caru e Bom Jardim. A ação policial foi realizada durante a Operação Queóps (faraó egípcio famoso pela falta de piedade), que também foi deflagrada no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para desarticular uma quadrilha que aplicava golpes principalmente em servidores públicos.

A operação tem como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão.

Foram apreendidos bens e contas bancárias – físicas e jurídicas – no valor aproximado de R$ 50 milhões. A ação no Maranhão foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) com o apoio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

Na cidade de Zé Doca, a polícia prendeu Charleylson Bezerra da Silva. No momento da abordagem, uma arma de fogo foi encontrada com o suspeito. A investigação também aponta o envolvimento dos empresários Roniel Cardoso dos Santos, apontado como o líder do grupo, ele foi preso no Rio de Janeiro; Gabriel Almeida Piquet de Oliveira, Luciene Assunção Silva, Luana Cardoso e outros sete acusados de estelionato e lavagem de dinheiro.

Reprodução: Roniel Cardoso dos Santos

Luana Cardoso que estava foragida, foi presa no fim da manhã de hoje, 10, no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. A SPCI/MA acionou a Polícia Federal, que conseguiu capturá-la.

Segundo consta nas investigações, a quadrilha escolhia servidores públicos e as vezes outras vítimas para que estes fizessem empréstimos consignados, e depois sugeria que aplicassem o dinheiro em investimentos fictícios. A quadrilha prometia ganhos enormes às vítimas.

Nos primeiros meses, o grupo pagava pequenos valores do suposto investimento às vítimas, mas depois de alguns meses não devolviam o montante aplicado. Segundo a polícia, para atrair mais clientes, o grupo ostentava fotos das suas empresas em redes sociais e ofertas de aplicações que passavam a certeza de ganhos.

Ainda segundo as investigações, o grupo planejava se fortalecer politicamente no Maranhão, onde tinha ramificações com o lançamento de candidaturas a cargos eletivos, com a finalidade de se beneficiar financeiramente e dar respaldo e imunidade à quadrilha.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias