SEGURANÇA

Julho tem menor número de homicídios

Apesar de registrar maior fluxo de pessoas na cidade no mês de férias, São Luís teve o menor índice de crimes de homicídios nos ùltimos 14 anos.

Reprodução

Mês de fé­ri­as, ju­lho re­gis­tra con­si­de­rá­vel au­men­to no flu­xo de pes­so­as que vi­si­tam a ca­pi­tal e ou­tras áre­as tu­rís­ti­cas do Ma­ra­nhão. No pe­río­do, são in­ten­si­fi­ca­das as ações de se­gu­ran­ça, com um po­li­ci­a­men­to mais os­ten­si­vo e efe­ti­vo pre­sen­te em pon­tos es­tra­té­gi­cos. O re­sul­ta­do é a di­mi­nui­ção da cri­mi­na­li­da­de e ga­ran­tia de se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção. Ba­ten­do re­cor­de do mes­mo mês do ano pas­sa­do, ju­lho con­ta­bi­li­zou o me­nor nú­me­ro de ho­mi­cí­di­os dos úl­ti­mos 14 anos no Es­ta­do.

O mês man­te­ve ain­da a que­da con­se­cu­ti­va dos re­gis­tros nos úl­ti­mos três anos. Em 2016, os ho­mi­cí­di­os so­ma­ram 67 ca­sos, re­du­zin­do pa­ra 30 em 2017. A re­du­ção per­ma­ne­ce no ano se­guin­te, quan­do fo­ram re­gis­tra­dos 14 ca­sos e se man­te­ve em 2019, com 11 ocor­rên­ci­as. Ao lon­go des­tes anos, a di­mi­nui­ção das mor­tes vi­o­len­tas foi de 84%.

“É um re­sul­ta­do mui­to ex­pres­si­vo, que tem si­do gra­da­ti­vo e com­pro­va o tra­ba­lho sé­rio, com­pro­mis­sa­do e bem pla­ne­ja­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, que tem to­tal apoio do Go­ver­no do Es­ta­do em in­ves­ti­men­tos e re­cur­sos. Es­ta­mos man­ten­do uma li­nha de atu­a­ção com fo­co no con­tro­le e pre­ven­ção dos ho­mi­cí­di­os, e, as­sim, re­du­zin­do tam­bém a cri­mi­na­li­da­de”, ex­pli­ca o se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (SSP-MA), Jef­fer­son Por­te­la.

“O Go­ver­no do Ma­ra­nhão tem si­do fir­me nos in­ves­ti­men­tos em Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, o que con­tri­bui pa­ra o suces­so da ati­vi­da­de in­ves­ti­ga­ti­va e mais se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção”, fri­sa o de­le­ga­do ge­ral de Po­lí­cia Ci­vil, Le­o­nar­do Di­niz.

O su­pe­rin­ten­den­te de Ho­mi­cí­di­os e Pro­te­ção à Pes­soa (SHPP), de­le­ga­do Lú­cio Reis, pon­tua a “pro­mo­ção de um tra­ba­lho con­tí­nuo, per­ma­nen­te, em par­ce­ria com ou­tros se­to­res da Se­gu­ran­ça e com fo­co na re­du­ção de ín­di­ces his­tó­ri­cos de cri­mi­na­li­da­de, pois, re­du­zin­do o nú­me­ro de mor­tes vi­o­len­tas, re­duz-se tam­bém a cri­mi­na­li­da­de”.

Ju­lho apre­sen­tou tam­bém re­du­ção nos ín­di­ces de ho­mi­cí­di­os, no com­pa­ra­ti­vo com o mes­mo mês do ano pas­sa­do, se­gun­do da­dos da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (SSP-MA), a par­tir de le­van­ta­men­to nas ci­da­des que com­põem a Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de São Luís. Fo­ram re­gis­tra­das 11 ocor­rên­ci­as es­te ano, con­tra 14 no mes­mo pe­río­do de 2019, re­pre­sen­tan­do que­da em 21% nos ca­sos.

Os ho­mi­cí­di­os es­tão no gru­po de Cri­mes Vi­o­len­tos Le­tais In­ten­ci­o­nais (CVLI), que in­clu­em ain­da o la­tro­cí­nio (rou­bo se­gui­do de mor­te) e a le­são cor­po­ral com mor­te. Es­tes re­gis­tros tam­bém apre­sen­ta­ram que­da no pe­río­do. To­ta­li­za­ram 12 ca­sos em ju­lho des­te ano, con­tra 15 no mes­mo mês do ano pas­sa­do, re­pre­sen­tan­do que­da de 14% nes­tas ocor­rên­ci­as. Os CVLIs são cri­té­rio da Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (Se­nasp) pa­ra me­dir o ní­vel de vi­o­lên­cia no país, se­guin­do con­ven­ção da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias