INTERIOR

Deputado Adelmo Soares quer fortalecer a cidade de Caxias

Eleito pelo PCdoB, Adelmo Soares quer fortalecer representatividade de Caxias na Assembleia

Reprodução

O ex-secretário de Agricultura Familiar do governo Flávio Dino, Adelmo Soares, eleito deputado estadual pelo PCdoB, não pretende forçar a barra para ser reconduzido ao posto. Com uma trajetória política de três mandatos de vereador em Caxias, o objetivo dele é fortalecer, na Assembleia Legislativa, a representação de Caxias e o grupo da base aliada de Flávio Dino. Sobre a eleição municipal de 2020, ele acha muito cedo discuti-la com a colega caxiense Cleide Coutinho.

Seria uma articulação programática e suprapartidária, mas para o futuro. Mas será de oposição ao atual prefeito Fábio Gentil que, por sua vez, conseguiu eleger o pai, José Gentil, como o terceiro deputado estadual de Caxias. Também, o vice-prefeito local, Paulo Marinho Júnior ficou como primeiro suplente de deputado federal, hoje em linha de ruptura com o titular do cargo. Na reta final da campanha, Caxias virou um ‘baldeamento’ de traições e jogadas.

Para assumir na Câmara, Marinho dependeria de o governador Flávio Dino em chamar um federal para sua equipe. Mas dentro do grupo de Dino há quem defenda a “puxada” de Marinho do antigo Grupo Sarney, hoje em situação precária. Na semana da eleição, Paulo Junior reuniu um grupo de vereadores e lideranças, sem a presença de Fábio Gentil e do pai, José Gentil. Caxias é o 5º município do Maranhão, com 164 mil habitantes, sendo berço histórico de uma lista de políticos influentes, intelectuais e poetas de renome nacional, tais como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e outros. Agora, está voltando ao cenário político com o peso da representação saída das urnas do dia 7.

Projeção no meio rural

Como secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares conseguiu imprimir o programa de governo voltando para as questões sociais, principalmente na área de apoio aos pequenos agricultores e regularização fundiária, aberturas de poços artesianos e estradas vicinais. A pasta deu enorme visibilidade ao governo estadual no meio rural, o que resultou em sua eleição para a Alema, com 43,9 mil votos.

 Representar Caxias

Sobre sua eventual volta à equipe de Flávio Dino, o deputado eleito diz estar no grupo, mas a prioridade é “assumir a missão confiada pelos eleitores de continuar, no Legislativo, lutando pelas causas do homem do campo, além de adquirir novas experiências”.

Adelmo lembrar que foi por Caxias, que Flávio Dino iniciou sua trajetória em 2006, quando se elegeu deputado federal, apoiado por Humberto Coutinho.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS