Fique por dentro

10 maneiras surpreendentes de usar o Google

Apesar de ser conhecido como principal serviço de buscas na internet, o Google pode ser útil para auxiliar os usuários em outras atividades.

Reprodução

Afinal, “para que serve o Google?” A resposta mais comum seria: para fazer buscas na internet. Afinal, não é segredo nenhum que o Google se tornou a ferramenta de buscas mais utilizada do planeta – tanto que até deu origem a um termo antes inexistente: “dar um google”.

Segundo os criadores, Larry Page e Sergey Brin, “a missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la acessível e útil de forma universal”. Mas os recursos vão muito além do mecanismo de buscas – e muitos dos usuários nem sequer sabem que eles existem. O Imparcial compilou alguns deles, confira.

Cronômetro e alarme

É possível converter a ferramenta de buscas em um cronômetro e estabelecer um alarme para um horário pré-determinado. Para isso, basta digitar uma quantidade de tempo e em seguida a palavra “timer” (cronômetro, em inglês). Para funcionar, você deve configurar o seu navegador em inglês e depois inserir o comando tanto em inglês, como em português. Essa funcionalidade, batizada de Google Timer, permite, por exemplo, controlar o tempo de uma tarefa ou criar um alerta para trocar de atividade.

Identificador de músicas

A ferramenta é chamada de Google Sound Search e permite a identificação da música que você está ouvindo, assim como fazem os aplicativos mais conhecidos, como o Shazam. Para usar a ferramenta – que reconhece a música e o estilo musical – basta apertar o ícone do microfone no Google. Quando o aplicativo reconhecer a música, vai mostrar uma nota musical – basta clicar nela para confirmar que você está pedindo para identificar a música. O buscador musical está disponível em alguns países para dispositivos que utilizam Android 4.0 e versões posteriores.

Administrador de tarefas

Você também pode usar o Google como um gestor de tarefas com o Google Keep, uma ferramenta que permite fazer notas, ordenar eventos ou lembrar de assuntos e compromissos pendentes. A agenda digital é de uso muito intuitivo e sensível e ajuda a manter a vida mais organizada no smartphone ou no computador.

Busca de tendências

Outra forma de usar o Google é como um buscador de assuntos do momento que são tendência na internet. O Google Trends permite explorar que tema está sendo mais comentado em cada país e com que frequência. Ainda é possível procurar termos específicos em um determinado intervalo de tempo para analisar que assuntos suscitaram mais interesse dos internautas.

Base de dados de fontes tipográficas

O Google também tem uma coleção de tipografias que podem ser usadas gratuitamente acessando o Google Fonts. A ferramenta possui mais de 800 fontes tipográficas diferentes em idiomas distintos, que são disponibilizadas para o uso em páginas da internet por designers gráficos ou qualquer interessado. Na barra lateral direita, é possível escolher as categorias, critérios, negrito ou inclinações. Depois, basta baixar no computador ou usar pela internet com um código.

Museu virtual

O Google Art Project é uma galeria virtual que permite ao usuário visitar obras de arte de mais de mil museus e explorar histórias e coleções de todo o mundo. Segundo os organizadores, pela plataforma também é possível fazer visitas guiadas virtuais, conhecer artistas de diferentes países, estudar conhecimentos históricos e conhecer projetos inovadores de diferentes correntes artísticas.

Telescópio espacial

Você entendeu bem. O Google também pode ser um telescópio. “Viajar até as estrelas nunca foi tão fácil”, explica a equipe do Google Sky – uma plataforma para analisar galáxias, planetas e outros elementos estelares que são possíveis de acessar por meio da página google.com/sky. “O aplicativo, disponível em 27 idiomas, conta com imagens da Nasa (agência espacial americana), do Sloan Digital Sky Survey, da ESA (Agência Espacial Europeia) e outros e foi desenvolvida com a ajuda de astrônomos de alguns dos maiores observatórios do mundo”, diz o Google. A ferramenta permite a exploração do espaço, buscas de informação sobre constelações e fenômenos astronômicos e encontrar a localização do seu planeta favorito, entre outras coisas.

Ferramenta de investigação científica

O Google Books Ngram Viewer permite a busca de palavras publicadas em 5,2 milhões de livros entre 1500 e 2009 em inglês, espanhol, chinês, francês, alemão, hebreu, russo ou italiano. A enorme base de dados é especialmente útil para quem está produzindo um trabalho científico, já que são permitidas buscas de terminologias e a produção de gráficos de acordo com os critérios de busca. Outra ferramenta, o Google Scholar, ou Google Acadêmico, serve para buscar informações acadêmicas em revistas científicas, manuais ou periódicos.

Dicionário

Você pode converter o Google Chrome em um dicionário de forma muito fácil, basta escrever “define:” e colocar a palavra. Os resultados aparecerão somente em inglês, mas há opções para incluir mais idiomas. Se você buscar pelo Google Dictionary, pode fazer uma busca por qualquer palavra e configurar o dicionário no seu idioma. Ao clicar na palavra, terá a tradução. Você pode também escutar como se pronuncia uma palavra ou frase, assim como no Google Tradutor.

Leitor e escritor de números (em inglês)

Se você tem dúvidas sobre como escrever ou pronunciar um número, o Google também pode ajudar. Só o que você tem a fazer é colocar o número que quer seguido de “English”. Essa opção só está disponível em inglês até o momento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias