O CURIOSO DO YOUTUBE

Conheça o youtuber do Maranhão que faz sucesso na internet

Morador de São Luís, Bruno di Oliveira tem 200 mil acessos diários no Youtube e chega a ganhar mais de R$ 20 mil por mês com os vídeos

“Saudações bando de curiosos! Eu sou o Bruno Di Oliveira, O Curioso”. Se você gosta de assistir vídeos, talvez já tenha ouvido essa saudação. Mas o que talvez você não saiba, é que o canal pertence ao jovem de 29 anos, residente na capital maranhense.
Atualmente com 667.390 inscritos na plataforma online Youtube e cerca de 200 mil acessos diários, Bruno di Oliveira dedica 100% do seu tempo para informar internautas curiosos que pairam pela web, assim como ele, por meio de vídeos que são publicados em seu canal no Youtube. A interação nas demais redes sociais Twitter, Instagram e Facebook somam aí mais 160 mil seguidores.
Em entrevista ao O Imparcial, Bruno conta um pouco da sua trajetória até chegar ao Youtube e conquistar tantos seguidores em tão pouco tempo.
Início
Youtuber Bruno de Oliveira

Com apenas um ano produzindo para o Youtube, porém uma experiência vasta em criação de conteúdo para internet, Bruno começou a se interessar pelo ramo quando ainda tinha 15 anos e criou sua primeira página na internet, que por sinal foi a primeira da região em que vivia, no município de Santa Inês, região do Pindaré, Centro- Oeste do estado. “Eu fui o primeiro do Maranhão a criar um blog. Eu tinha 15 anos quando comecei a me interessar pelo ramo e não tinha nenhum por aqui. Nos meados de 2009/2010 comecei a fazer sucesso, mas tive que parar para poder me dedicar a universidade”, conta.

Após um intervalo de alguns anos para se dedicar ao curso de administração e seguir a carreira do pai no ramo de distribuição de alimentos, ele continuou se especializando sobre o a internet e manteve o blog apenas como hobby, o desempenho lhe rendeu a indicação ao prêmio Ibest – Concurso de websites criado em 1995 com o objetivo de descobrir novos talentos da Internet no Brasil. “Tive que seguir os passos dos meus pais e me formei em administração, mas sempre tive como hobby o site, na época o blog concorreu a prêmio nacional do Ibest. Daí percebi que o que eu queria mesmo era criar conteúdo para web”, declara.
Questionado sobre receio da família por ele seguir outra carreira, Bruno conta que a família sempre o apoiou, independente de qualquer coisa. “O meu pai no começo achou bem estranho eu trabalhar com a internet. Se eu fosse meu pai eu estaria bastante preocupado [risos], pois é uma coisa nova e ele não tem essa vivência. Ele veio da roça, então isso para ele ainda é estranho. Porém ele nunca deixou de me dar apoio”, relata.
Com dedicação total, novamente, a internet, o digital influencer criou o blog ‘Mundo Pocket’ e mergulhou nas curiosidades do mundo a fora. A página em apenas dois meses conquistou uma audiência de 100 mil acessos diários, chegando ao pico de 400 mil por dia. “O que eu mais gosto na minha vida é curiosidade, eu sempre fui apaixonado por aprender e investigar o que é cada coisa. Sou curioso mesmo! Quando minha noiva volta do shopping, por exemplo, pergunto até o que ela fez”, revela.
Youtube
Com ganhos ultrapassando os cinco mil dólares, mais de R$ 20 mil reais, experiências na criação de conteúdo para internet e em um programa de humor em uma TV local em Santa Inês, Bruno resolveu largar o blog que era seu ganho principal e se aventurar no Youtube começando do zero. Assim, nasceu o canal ‘O Curioso’. Ainda bem que deu certo!
Engana-se quem acha que é fácil fazer vídeos para a plataforma, o Youtuber chega a trabalhar mais de 12 horas diárias em pesquisa, criação e edição de apenas um vídeo para poder disponibilizá-lo. “Eu ralo e vivo dos vídeos. Quando eu migrei para o Youtube deixei de lado ganhos altos com o blog para me dedicar a algo que eu não sabia se teria um retorno tão bom quanto. Mas, resolvi investir. Eu tento explicar as curiosidades com uma dinâmica diferente, com um cenário legal e um trabalho de qualidade. Durante esse primeiro ano, tem dado muito certo”, destaca Bruno di Oliveira.
Mesmo com todo esse sucesso na internet, em São Luís seu trabalho ainda não é muito reconhecido, fazendo com que Portugal, por exemplo, o assista mais do que a cidade em que reside. Ele conta também que ainda existe bastante preconceito, quando explica com o que trabalha. “Fui fazer um cadastro em uma livraria e a atendente perguntou qual era minha profissão e eu disse que sou Youtuber. Ela perguntou no que eu trabalhava de verdade, eu voltei a afirmar que trabalhava com o Youtube. É muito importante frisar que você é um criador de algo para a internet. Pois se por algum motivo o Youtube acabar, eu migro para outra plataforma e continuo fazendo meu trabalho”.
Alguns vídeos produzidos por Bruno, ultrapassam a marca de três milhões de visualizações, é o caso de “Quanto ganha os Youtubers?” que abriu as portas da internet para o jovem. O vídeo postado recentemente explicando as gírias maranhenses tem feito sucesso local, expandido aos poucos seu trabalho para todo o Maranhão.
Sobre os novos projetos, Bruno revela que foi chamado por uma editora para escrever seu primeiro livro que será lançado em breve.
# FicaADica
Quer começar no YouTube?
– Não faça tudo por views. Se coloque na frente do espelho e estude a forma de se comunicar e onde você quer chegar.
– Estudar os youtubers. Você tem que buscar o que as pessoas acham de interessante nos grandes canais. Talvez exista alguma coisa que você possa agregar para si.
– A coisa mais evidente do mundo e que muios criadores de conteúdo ignoram, é que temos que falar sobre o assunto que a internet comenta. A chance do seu trabalho ser visualizado aumenta bastante.
Redes Sociais de O Curioso
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UC-qeHsCIc4DiYhmPq7cmLkQ
Vídeo Gírias Maranhenses – https://www.youtube.com/watch?v=u8ydTa6BiCE
Instagram – https://www.instagram.com/ocuriosomesmo/
Twitter – https://twitter.com/ocuriosomesmo
Facebook – https://www.facebook.com/ocurioso.oficial/
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias