Curiosidade

Qual a origem dos nomes Cohama, Cohab, Cohatrac e Ipase?

Os bairros de São Luís carregam a origem da formação de seus conjuntos habitacionais na sigla

Alguns bairros de São Luís têm nomes curiosos. Você já se atentou para saber qual a origem dessas siglas? Vamos lá! Vou te explicar:

Cohafuma

Localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre o Vinhais e o retorno do Calhau, o nome do bairro é a abreviação de Cooperativa Habitacional dos Funcionários da Universidade Federal do Maranhão. Na sigla, Cohafuma. Por isso as ruas são batizadas com os nomes dos cursos que a universidade oferece, como Rua da Medicina, Rua da Farmácia, Avenida das Comunicações etc. O bairro foi criado quando os funcionários da Universidade montaram uma cooperativa para financiar a moradia própria.

Cohatrac

O bairro surgiu da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio, que originou os conjuntos da área. Após a iniciativa de uma construtora em instalar imóveis no local, o bairro deixou de ser um recanto dos comerciários.

Cohab

Quer dizer Cooperativa Habitacional Brasileira. Outro bairro que também era parte de um projeto de conjunto urbano. Idealizado pela extinta Companhia de Habitação Popular do Maranhão (COHAB) e, posteriormente, financiado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). O conjunto era destinado aos moradores de baixa renda, tendo como alguns de seus arrendatários, pessoas que moravam em palafitas nos bairros do Caratatiua e também na Alemanha, que sofriam com constantes incêndios criminosos. Posteriormente o bairro veio a se transformar no conglomerado urbano Cohab-Anil, com os conjuntos Cohab Anil I, II, II e IV.

Cohama, Cohaserma e Ipase 

O Ipase, que é dividido em Ipase e Ipase de Baixo, surgiu de um financiamento voltado para servidores federais. O bairro ganhou o nome de Ipase por causa do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, órgão que era ligado ao governo federal.

Seguindo pela Avenida Daniel de La Touche, a Cooperativa Habitacional do Maranhão deu origem ao bairro da Cohama. Caminhando mais um pouco, bairro Cohaserma, por sua vez, veio do financiamento da Cooperativa Habitacional dos Servidores do Estado do Maranhão.

Agora, quando você ver os nomes dos bairros, nos letreiros dos ônibus ou no GPS do carro, pode imaginar a história por detrás daquelas letras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias