Tecnologia · FIra brasil 2026

UFMA de Bacabal sedia competição nacional e internacional de robótica a partir do dia 16

Evento reúne equipes de nove estados e representantes de 32 cidades maranhenses para disputas e apresentações tecnológicas entre os dias 16 e 20 de março.

Campus da UFMA em Bacabal recebe equipes de vários estados e municípios maranhenses para competições de robótica entre os dias 16 e 20 de março. (Reprodução)
Campus da UFMA em Bacabal recebe equipes de vários estados e municípios maranhenses para competições de robótica entre os dias 16 e 20 de março. (Reprodução)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus de Bacabal, recebe a partir da próxima segunda-feira (16) uma das maiores competições de robótica educacional do país. O município será sede da FIRA Brasil 2026 e da RoboWorld Cup – Americans, que reúnem estudantes, pesquisadores e equipes de diferentes regiões.

A abertura oficial do evento está marcada para as 15h e contará com a presença de autoridades, organizadores e representantes das delegações participantes.

Ao longo da programação, equipes de nove estados brasileiros e representantes de 32 cidades do Maranhão participam das atividades. Estão previstos credenciamento das equipes, treinos livres, disputas de robótica, apresentações tecnológicas e cerimônias de premiação.

As competições incluem modalidades como DRC-Explorer, Cliff Hanger e Cabo de Guerra de Robôs, além de desafios voltados para diferentes faixas etárias.

Os participantes são divididos em quatro categorias: Kids (até 10 anos), U14 (até 14 anos), U19 (até 19 anos) e Liga Universitária, destinada a estudantes com mais de 20 anos.

Durante o evento também ocorrem duas competições paralelas: a etapa FIRA Maranhão 2026, com equipes de vários municípios maranhenses, e a FIRA Américas 2026, que reúne participantes de diferentes regiões do Brasil.