Julgamento

Gabigol é suspenso do futebol por 2 anos por tentar fraudar exame antidoping

Jogador do Flamengo, Gabigol teve punição pesada

Gabigol, atacante rubro-negro teria sido xingado por um um torcedor tricolor.(Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Direitos Reservados).

Na tarde desta segunda-feira (25), o atacante do Flamengo, Gabigol, recebeu uma punição de dois anos de suspensão por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O julgamento, que teve início na semana passada, foi concluído após uma sessão de pouco mais de duas horas perante a Justiça Desportiva Antidopagem.

A pena terá validade a partir de 8 de abril de 2023, data em que foi realizada a coleta do exame. Portanto, Gabigol estará impedido de jogar até abril de 2025. No entanto, cabe recurso contra essa decisão.

O julgamento foi acirrado, com um placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante. A acusação se baseou na suposta “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O bioquímico L.C. Cameron foi convocado como testemunha de defesa, discutindo métodos e técnicas de detecção de substâncias proibidas. Durante seu depoimento, Cameron afirmou que, do ponto de vista dos resultados da coleta, não havia transgressão.

A denúncia contra Gabigol foi apresentada no final de dezembro, e a defesa enviou sua resposta dentro do prazo, em 26 de janeiro. Além disso, imagens das câmeras de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu foram anexadas para corroborar a versão do jogador.

A primeira sessão do julgamento ocorreu no dia 20, com cinco horas de duração, realizada de forma online pelo Tribunal de Justiça Desportivo Antidopagem (TJD-AD). Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas.

O tribunal optou por encerrar a sessão naquela ocasião e retomá-la nesta segunda-feira (25), também de forma online. Um dos pontos de defesa do jogador ressaltou que ele havia realizado um exame de sangue, considerado mais efetivo para detectar substâncias proibidas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias