Em São Luís

Corpo de Bombeiros realiza vistoria em prédios do Centro Histórico

Cerca de 80 imóveis já foram mapeados, resultado da primeira etapa da operação.

Vistoria do Corpo de Bombeiros a casarões do Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Casarões e prédios do Centro Histórico de São Luís foram alvo de vistoria, realizada nesta segunda-feira (18), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O trabalho integra a Operação para Classificação dos Riscos das Edificações no Sítio Histórico de São Luís, ação permanente e intensificada no período chuvoso. Cerca de 80 imóveis já foram mapeados, resultado da primeira etapa da operação.

As equipes se concentraram nas ruas da Palma e da Estrela, onde há registros de maior número de imóveis em situação de risco.

“É um trabalho realizado periodicamente e reforçamos na temporada de chuvas, quando os riscos se tornam maiores. O foco desta operação é garantir a segurança e preservação deste patrimônio histórico e apontar os pontos vulneráveis a riscos estruturais para que os órgãos de competência possam tomar as medias necessárias”, pontuou o tenente-coronel José Lisboa, que coordenou a operação.

Durante a operação, diversas atividades foram promovidas, incluindo inspeções estruturais para avaliar a estabilidade estrutural e identificando possíveis pontos de fragilidade para que recebam a classificação de baixo, médio ou alto risco, dependendo da situação. Houve ainda, avaliação de riscos de incêndio e emergência, a fim de identificar potenciais situações e promover a prevenção.

As informações vão compor relatório, que servirá de base às medidas devidas, a serem tomadas pelos órgãos de competência. O tenente-coronel comandante José Lisboa destacou a importância dessas operações contínuas, especialmente durante o período de chuvas intensas, quando os riscos para os prédios históricos se acentuam.

“Nossa missão é proteger as pessoas, o patrimônio histórico e arquitetônico da nossa cidade. A Defesa Civil está comprometida em realizar as vistorias frequentes, realizar ações de contenção e orientar para que a medidas preventivas e de segurança desses imóveis sejam executadas”, disse.

Ele acrescenta que “a Operação para Classificação dos Riscos das Edificações no Sítio Histórico de São Luís reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros, por meio da Defesa Civil, com a segurança pública e na cooperação entre diferentes órgãos, pela preservação deste patrimônio”.

As irregularidades que representem riscos iminentes serão notificadas aos competentes para que as devidas correções sejam realizadas dentro dos prazos determinados. Ano passado foram 261 imóveis vistoriados, sendo que 75 apresentaram alguma situação de risco. Para este ano, a meta é avaliar aproximadamente 500 casarões. A operação é executada em parceria com a Superintendência Municipal de Defesa Civil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias