Oportunidade

Sebrae capacita empreendedores para aproveitar o Carnaval no Maranhão

Mais de 500 empreendedores em três regiões do estado receberam capacitação para aproveitar a folia como oportunidade de ampliar vendas, em um circuito de capacitação variado e oportuno

David Felipe, gerente do Sebrae, fala sobre a importância de o empreendedor se capacitar e planejar suas estratégias para aproveitar datas como o Carnaval como gancho para dinamizar suas vendas, (Foto: Divulgação/ Reprodução)

Carnaval rima com folia e alegria! Mas quem disse que se trata só de festa, serpentina e confete? Para os empreendedores de pequenos negócios, a data é também sinônimo de oportunidades.

Em todo o Brasil, centenas de milhares de foliões já tomam conta das ruas, beco e vielas nos 26 estados e Distrito Federal. Oficialmente, o Carnaval começa neste sábado Gordo. A batida do samba, de marchinhas e dos hits do momento já soa forte nesses locais. Com toda essa gente nas ruas, o cenário para oportunidades de negócios é bastante promissor, principalmente nas áreas de turismo, comércio e serviços. E, se tem gente nas ruas, tem sim renda extra à vista.

De olho nesse cenário, no Maranhão o Sebrae invadiu a área da concentração do bloco dos empreendedores, levando conhecimento e orientação para ajudá-los a aproveitar a folia, fazendo negócios com todo gás.

Uma ação denominada Carnaval de Oportunidades levou para os empreendedores oficinas, palestras e cursos visando prepará-los para esse desafio. No gingado da folia, quase 600 deles foram (e ainda estão) sendo capacitados.

A ação, idealizada pela Unidade de Negócios do Sebrae de Lençóis-Munim, foi abraçada também pelas Unidades de Caxias e Bacabal e fez o coração do empreendedor bater no ritmo da capacitação em áreas como finanças, precificação, marketing e vendas digitais, boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas, vendas e atendimento, gestão de estoques e das compras, meios de pagamentos eletrônicos, gastronomia, gestão empresarial e mercado, entre outros.

São pessoas como as empresárias Silvia Helena, proprietária de um armarinho, e Lorena Benvindo, ambas do município de Rosário. As duas investiram na preparação prévia, no planejamento e na capacitação para tirar do Carnaval o melhor que a festa pode oferecer.

Elas destacam a importância dessa preparação. “O ano inteiro é uma jornada, mas o Carnaval é nosso grande momento. Começamos a selecionar os materiais, os produtos e as fantasias meses antes, sempre atentos às tendências, orientadas pelo Sebrae”, ressaltou Silvia Helena.

“As estratégias que estou usando neste Carnaval para destacar e atrair os clientes envolvem as redes sociais. O Sebrae e a Sala do Empreendedor me ajudaram muito desde a abertura da empresa, sempre apoiando com cursos de empreendedorismo e nos chamando atenção para oportunidades que estão ao nosso alcance, que às vezes deixamos de perceber e para datas como o Carnaval e o potencial que possuem para atrair clientes”, destacou Lorena.

Capacitação gerando oportunidades 

Na região dos Lençóis e Munim, empreendedores dos municípios de Barreirinhas, Bacabeira, Humberto de Campos, Cantanhede, Icatu, Primeira Cruz, Presidente Juscelino, Rosário e Santa Rita receberam capacitação do Sebrae por meio de oficinas e palestras nas áreas de vendas, marketing, presença digital, precificação em uma ação chamada Carnaval de Oportunidades. Lá, são mais de 300 empreendedores preparados para potencializar suas chances de faturar mais neste período. 

De acordo com David Felipe Amorim, gerente da Unidade de Negócios de Lençóis-Munim, idealizadora do Carnaval de Oportunidades, este circuito de capacitação, que vem sendo realizado desde a última semana de janeiro, abriu um leque de opções para os participantes, chamando a atenção para a necessidade de preparação do empreendedor para aproveitar as datas comemorativas como ambiente de oportunidades. 

Atendemos um número bastante expressivo de empreendedores de forma gratuita, com orientações práticas e úteis para suas vendas neste Carnaval. Mais uma vez o Sebrae se coloca como parceiro da jornada de quem empreende e deseja ser bem-sucedido. Com esse espírito, quem aproveitou a chance de se capacitar, entra no bloco da folia prontinho para fazer bonito e não desafinar”, enfatiza o gerente.

Com o couro comendo nas ruas, a expectativa é de um movimento de vendas entre 30% e 40% superior aos dias normais. “Planejamos esse momento de capacitação para ajudar o nosso cliente, despertando a percepção de oportunidades que o Carnaval traz para quem se prepara e quer ganhar mais, trabalhar com segurança, de forma planejada e estratégica”, celebra o gerente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias