ESPORTE

LBF 2024 terá 11 equipes disputando o título nacional

Em recorde histórico, três novos clubes entram na disputa que começa em 1º de março

Os clubes da nova temporada, da esquerda para a direita, acima: AD Santo André, BAX Catanduva, Corinthians, Ponta Grossa Basquete/LDPG, São José Basketball e Sodiê Mesquita; abaixo: Ituano, Sampaio Basquete, SESI Araraquara, Unisociesc/Blumenau e Unimed Campinas Basquete - (arte: divulgação)

A temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino terá número recorde de clubes participantes: serão onze clubes na disputa pelo título do principal torneio da modalidade no país, que começará em 1º de março.

A lista contém AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Corinthians-SP, Ituano-SP, Ponta Grossa Basquete/LDPG-PR, Sampaio Basquete-MA, São José Basketball-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC.

Além dos oito clubes que disputaram a última edição, entram na competição os estreantes Corinthians, Ponta Grossa Basquete/LDPG e São José Basketball.

Apesar de ter disputado a LBF em parceria com a equipe de Americana, conquistando o título na temporada 2016/2017, o alvinegro paulista entra com novo projeto e mandará seus jogos no Ginásio Wlamir Marques, tornando-se a primeira equipe da maior cidade do país na história da LBF.

O Ponta Grossa Basquete/LDPG também faz história e torna-se o primeiro clube do estado do Paraná em treze edições da liga. Já o novo projeto do São José Basketball faz o município do interior paulista retornar à liga após nove anos – a cidade esteve presente entre as edições de 2011 e 2015, tendo inclusive sediado o primeiro Jogo das Estrelas, em 2014.

Além das novidades, a Liga segue fortalecida também pela longevidade dos demais clubes. Santo André, campeã em 2010/2011, é a única equipe a participar de todas as edições. Sampaio Basquete e Unisociesc/Blumenau representarão Maranhão e Santa Catarina, respectivamente, pelo oitavo ano seguido; Ituano e Unimed Campinas Basquete entram em sua sexta temporada; BAX Catanduva, Sodiê Mesquita e SESI Araraquara, o atual campeão, já disputam a LBF há cinco edições.

2024 quebra o recorde das temporadas 2014/2015 e 2019, que tiveram 10 equipes na disputa, cada. Valter Ferreira, presidente da Liga de Basquete Feminino, celebra a marca:

“2024 será um ano histórico. Graças ao grande e árduo trabalho que realizamos nos últimos meses, em conjunto com estes onze clubes, veremos uma LBF como nunca vimos antes”.

Ferreira completa:

“Os projetos sólidos e duradouros de nossas equipes provam a força e resiliência do basquete feminino, que vêm resultando em edições cada vez melhores, bons resultados também na seleção brasileira e neste crescimento da Liga, trazendo novas praças, como São José dos Campos, o Estado do Paraná, através de Ponta Grossa Basquete/LDPG, além da maior cidade do país, com um clube de peso, como o Corinthians. Agradeço muito aos nossos parceiros comerciais, aos gestores dos oito clubes que seguem conosco e dou boas-vindas às novas equipes, que certamente agregarão e muito para o crescimento contínuo do nosso campeonato”, finaliza o presidente.

Tricampeão, Sampaio Basquete é o clube em atividade com mais títulos na história da Liga – (foto: João Marcos)

O formato de disputa será similar ao das últimas temporadas. Todos jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 jogos na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.

A reunião para aprovação do regulamento oficial será na próxima sexta-feira, 26; já a tabela de jogos deverá ser publicada três dias depois, no dia 29. A abertura da temporada está marcada para o dia 1º de março, diferentemente dos últimos anos, quando foi realizada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Os clubes poderão inscrever e regularizar atletas até 17 de maio. A data limite para o jogo 5 da decisão será novamente 31 de agosto.

A edição de 2024 será a décima-terceira da história da Liga, fundada em 2010. Em 2023, o SESI Araraquara conquistou o título inédito após derrotar o Sampaio Basquete-MA em série de cinco jogos. Com quatro títulos conquistados entre 2012 e 2017, a extinta equipe de Americana-SP segue como a principal vencedora da LBF.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias