NEGÓCIOS

Referência no país no programa Cidade Empreendedora, MA compartilha expertise com o PI

A pedido do Sebrae Piauí, Sebrae Maranhão promoveu reunião com gestores públicos locais envolvidos no programa; na oportunidade, também apresentou ações do programa LIDER

Presidência, diretoria e equipes do Sebrae Maranhão participaram da agenda com o Sebrae Piauí - (foto: reprodução)

As estratégias exitosas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, com foco no empreendedorismo, pautaram encontro organizado pelo Sebrae Maranhão com representantes do Governo do Estado do Maranhão, de municípios maranhenses e do Sebrae Piauí. A agenda, realizada nesta terça-feira (9), na capital São Luís, foi um pedido da instituição piauiense para conhecer a experiência de implantação do programa Cidade Empreendedora no Maranhão.

“Nós estamos aproveitando as boas ideias do Sebrae Maranhão, que é um exemplo nacional de sucesso deste programa, para que possamos implementar no estado do Piauí”, revela o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho. Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Helder Costa, o momento com os agentes públicos locais foi fundamental para esclarecer como se dão as parcerias entre o Sebrae Maranhão e os entes envolvidos no programa Cidade Empreendedora.

Sebrae Maranhão reuniu representantes da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio e das Prefeituras de São Luís, Guimarães e Balsas (foto: Ascom SEINC)

Neste ciclo do Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o governo do Estado e prefeituras, estão sendo contemplados 70 municípios. O Programa está atingindo mais de 3 milhões de habitantes, praticamente a metade da população do Maranhão.

Programa LIDER

Na ocasião, o Sebrae Maranhão também apresentou as ações de âmbito estadual do programa LIDER, iniciativa do Sebrae que contribui para o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios. Trouxe ainda casos exitosos como o do município de Balsas, cuja participação em ambos os programas foi bastante positiva, conforme avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, Adriano Tito.

“O Cidade Empreendedora dinamizou muito a economia, facilitou o diagnóstico de oportunidades, trazendo metodologias que de fato tiveram resultados concretos importantes, como o crescimento, abertura de novos negócios, desburocratização. E o programa LIDER foi uma revolução por conseguir juntar em torno da mesma mesa pessoas da comunidade que têm posições de destaque em suas realidades. E essa riqueza da diversidade culminou com a proposta de uma agenda de desenvolvimento regional”, destaca o gestor.

A agenda de propostas será concretizada por meio de uma agência de desenvolvimento, que está sendo criada a partir das ações do LIDER no município. “Ficamos muito felizes porque a região recebeu essas duas soluções do Sebrae, que é um parceiro estratégico não só para essas, mas para outras iniciativas também”, complementa o secretário.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, uma das funções da entidade é disseminar as ações exitosas realizadas no estado. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com a nossa experiência com outros estados”, finaliza.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias