FUTEBOL

Definidos confrontos da primeira fase da Copa Betano do Brasil

Evento na sede da CBF estabeleceu os 40 duelos da etapa inicial e o chaveamento da competição mais democrática do Brasil

Sorteio definiu os confrontos da primeira fase da Copa Betano do Brasil - (foto: Staff Images/ CBF)

A CBF realizou nesta terça-feira (30) o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa Betano do Brasil 2024. O evento foi realizado na sede da entidade e a data base para os jogos é 21 de fevereiro. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada.

A definição dos duelos leva em consideração os critérios previamente estabelecidos pelo Departamento de Competições da CBF. Os 80 clubes classificados para a Primeira Fase foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integram o pote A, os dez seguintes ocupam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H. Os 40 confrontos sorteados respeitam a seguinte regra: A x E, B x F, C x G e D x H. 

O primeiro confronto sorteado foi entre clubes do pote E e do pote A, que foram identificados como Grupo 1. O confronto seguinte definido foi entre clubes do pote D e H, correspondente ao Grupo 2. Equipes dos potes B e F e C e G representam os Grupos 3 e 4, respectivamente. Os vencedores dos Grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase da competição. A regra se repete aos times dos Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente.

O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição mais democrática do Brasil, e o time visitante tem a vantagem do empate.

A edição de 2024 da Copa Betano do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.

A partir da terceira Fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, Goiás, Vitória, Athletico, além do São Paulo, atual campeão da Copa Betano do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás (campeão da Copa Verde) e o Vitória (campeão do Brasileirão Série B). Já o Athletico se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023.

Equipes maranhenses

Os três representantes maranhenses estão nas chaves 4 e 11. O Sampaio Côrrea vai ao Acre enfrentar o Humaitá. O Maranhão Atlético recebe o Ferroviário (CE). Caso Sampaio e MAC avancem, se enfrentam na fase seguinte.

Já o Moto Club (na chave 11) recebe o Bahia.

Confira os 40 confrontos da Copa Betano do Brasil 2023:

fonte: CBF.com

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias