POLÍTICA

Centro Cultural da Câmara dos Deputados promove exposição sobre o 8 de Janeiro

Fotos inéditas mostram a devastação deixada pelos extremistas; objetos quebrados também serão expostos

Foto integrante da exposição mostra como ficaram obras de arte presenteadas por autoridades estrangeiras - (foto: Cláudia Guimarães/ Câmara dos Deputados)

Para marcar um ano da depredação das sedes dos três Poderes por manifestantes que exigiam o não reconhecimento do resultado das últimas eleições presidenciais e o fechamento do Congresso Nacional, serão apresentados na Câmara alguns dos objetos que foram severamente danificados naquele 8 de janeiro de 2023.

Fazem parte da mostra dois azulejos do painel “Ventania”, de Athos Bulcão, e oito presentes protocolares, como vasos e esculturas, que estavam expostos em vitrines do Salão Verde durante a invasão. Esses objetos estão sendo restaurados pela Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec) e irão intencionalmente manter as marcas históricas (quebras, perdas e manchas) dos danos sofridos.

Também serão exibidas 30 fotos — feitas em 8 de janeiro por servidores da Câmara e por um fotógrafo profissional —, as quais servem como registro dos estragos causados no acervo museológico e nos ambientes internos da Câmara, além da movimentação dos manifestantes no lado de fora da Casa.

Os visitantes poderão conferir os textos explicativos em Português na própria exposição, bem como acessar, por QR code, as versões em Inglês e em Espanhol.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias