ROLÊ CULTURAL

Em São Luís vai rolar o 1º Encontro de Cazumbas neste sábado (20); acompanhe a programação

O evento é gratuito e contará com uma programação extensa; o encontro pretende homenagear o Cazumbá e o complexo Cultural do Bumba meu boi.

Cazumbás do Boi de Santa Fé. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (20), a Prefeitura de São Luís realiza o 1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha, evento acontece das 9h00 às 21h, com uma vasta programação.

O 1º Encontro ocorrerá em dois momentos. O primeiro, acontece no auditório da Associação Comercial do Maranhão, das 09h00 às 18h00, e será um Seminário com rodas de conversa e contará com a presença de acadêmicos e pesquisadores.

No segundo momento, haverá um grande encontro de cazumbas, de diferentes grupos de Bumba meu Boi, que se iniciará a partir das 18h00, onde os Cazumbas sairão em cortejo da ACM e seguirão em direção à Prefeitura de São Luís, onde acontecerá o grande “bailado”.

Apresentação será embalada pelo batuque dos grupos de Bumba meu boi, destina-se a mostrar toda a beleza desse personagem mítico e a destacar esse importante personagem do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão.

O evento contará com a presença do pesquisador da cultura maranhense, Jandir Gonçalves, da autora do livro “Careta de Cazumba”, Maria Mazzillo, do diretor e fundador do Grupo Cazumbá, Américo Azevedo Neto, da professora universitária e cazumba do Boi da Floresta, Juliana Manhães, da professora da UFMA, Elisene Matos e do ator e criador do personagem “Pregoeiro da Arte”, Carlinhos Maranhão.

A intenção do encontro é despertar o pertencimento e valorização não só do Cazumba, personagem homenageado, mas da manifestação cultural do Complexo Cultural do Bumba meu boi, reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2011 e titulado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2019.

Quem é Cazumbá?

O Cazumba ou Cazumbá é um ser lúdico, curandeiro e zombeteiro e, no auto do bumba meu boi, tem a função de afastar os maus espíritos, quando ocorre a pajelança para ressuscitar o boi que foi sacrificado pelo vaqueiro, pai Francisco, para satisfazer os desejos da sua amada que estava grávida, Catirina.

O seminário é aberto a todos os públicos, com inscrição gratuita pelo site.

Acompanhe a programação:

SEMINÁRIO

Data: 20 de agosto

Horário:  09h00 às 18h00

Local: Auditório da Associação Comercial do Maranhão

BAILADO DOS CAZUMBAS:

Data: 20 de agosto

Horário:  a partir das 18h00

Local: Cortejo saindo da ACM, seguindo para a Prefeitura de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias