Lazer e Diversão

Saiba o que fazer nas férias em São Luís

Veja opções de lazer na capital maranhense.

O Centro Histórico é a porta de entrada Para os que desejam conhecer a antiga São Luís. (Foto: Reprodução)

Julho chegou e com ele as férias escolares e também para grande parte dos trabalhadores. Férias, sinônimo de descanso das obrigações e forte aliada das viagens, diversão e entretenimento.

Em São Luís, para quem não vai sair da cidade, e também para quem está chegando, uma excelente opção para quem ainda não foi ver de perto as atrações juninas são os arraiais juninos que vão continuar funcionando na capital, pois o São João do Maranhão vai até o dia 31 de julho, por exemplo, no Shopping da Ilha (Avenida Daniel de La Touche).

No arraial do Ipem (Calhau), o evento vai até o dia 10 de julho.  

Vamos a algumas opções:

Praias

A extensão da Avenida Litorânea, que engloba as praias de São Marcos e do Caolho é um dos locais mais procurados pelos banhistas. Bares e restaurantes feitos de madeira, cobertos de palha, dão um toque especial à orla

As praias chamam bastante atenção já que a cidade possui um litoral extenso, entre elas a Praia de São Marcos, que abriga a Praça dos Pescadores, um dos cartões postais da capital, e é uma das mais estruturadas e procuradas por oferecer quiosques.

Outra que se destaca é a Praia do Calhau, localizada na Avenida Litorânea, por possuir diversos restaurantes e playgrounds, além de ser extensa e permitir caminhadas ou ciclismo.

A praia da Ponta D’Areia é a mais conhecida e a mais movimentada da cidade, sendo bastante frequentada por jovens. O Espigão, outro cartão postal de São Luís, fica na área da Península e é ótimo para passeios no final da tarde ou para a prática de exercícios físicos.

A Praia de Olho D’água é perfeita para quem deseja praticar kitsurf, e suas falésias deixam o cenário ainda mais charmoso. A Praia da Guia, na área Itaqui Bacanga é um lugar perfeito para quem deseja paz e tranquilidade, já que é mais procurado pelos pescadores da região.

A parte antiga da cidade

Para os que desejam conhecer a antiga São Luís, o Centro Histórico é a porta de entrada para isso. As construções dos séculos XVIII e XIX foram tombadas e hoje são Patrimônio Histórico, uma delas o famoso Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão.

Localizado na Praça Pedro II, dispõe de lustres e mobílias antigas que representam a beleza da arquitetura do passado, tudo disponível para visitas, que devem ser agendadas previamente.

Perto dali, a Praça dos Poetas, localizada na esquina da avenida Pedro II com a Rua Newton Bello, foi construída para homenagear os poetas maranhenses. Ela garante uma linda vista do Centro Histórico com bancos para apreciar o ambiente.

Ainda no Centro, outra parte que chama atenção é a Rua do Giz, eleita no ano passado a sexta rua mais bonita do país pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração.

Circo

Para a criançada tem opção lúdica com o Sesc Circo, ofertando atrações circenses, despertando a magia que a arte oferece. Durante todo o mês haverá arte em oficinas, vivências, debates, cenas curtas e espetáculos variados com artistas locais e de outros estados, até dia 31 de julho em São Luís, e  nos dias 3 e 4 de agosto em Itapecuru-Mirim. A programação  completa está na página oficial do Sesc na internet.

Cursos

Para os jovens e adultos que preferem se profissionalizar neste mês de julho, o Senac lançou uma programação de cursos de férias para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho.

As matrículas já estão abertas e as ofertas são validas somente para o mês de julho ou enquanto houverem vagas.

Cursos das áreas de gastronomia, gestão, informática, beleza e saúde estão sendo ofertados pela programação em todas unidades educacionais do Senac no Maranhão: São Luís, Imperatriz,

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias