APROVADO

Servidores municipais de São Luís receberão reajuste de 8%

Apesar da falta de consenso entre os vereadores, aumento foi aprovado e entra em vigor a partir de maio

Atividades legislativas são retomadas. (Foto: Divulgação/Leonardo Mendonça)

A Câmara Municipal de São Luís aprovou na manhã desta quarta-feira (4), o Projeto de Lei nº 0118/2022, que implementa reajuste de 8% nos vencimentos e salários dos servidores da administração municipal de São Luís.

A proposta tramitou em caráter de urgência a pedido do vereador Domingos Paz (Podemos). Os vereadores Marcial Lima (Podemos) e do Coletivo Nós (PT) votaram contra a proposta do Executico enviada à Câmara. Já os vereadores Ribeiro Neto (Patriotas) e Aldir Júnior (PL) se abstiveram da votação, alegando falta de conhecimento do teor da pauta.

Na mensagem do Executivo anexada ao projeto, o prefeito Eduardo Braide (sem partido) disse que a proposta está de acordo com a realidade orçamentária e financeira da capital e que busca cumprir a lei de responsabilidade fiscal.

Vereadores divergem

Durante a deliberação, o vereador Raimundo Penha (PDT), líder do governo na Câmara, classificou a proposta como “louvável”. Os servidores estavam há 5 anos sem nenhum reajuste salarial.

“Toda votação de reajuste salarial teremos um embate grande. Eu sou servidor municipal e entendo que são anos e anos de desvalorização, mas se nós não dermos um passo, não sairemos do mesmo lugar”, se explicou o vereador.

Já o vereador Marcelo Poeta (PCdoB) criticou a tramitação do reajuste, que considerou como injusta. “Não é correto e acho essa estratégia injusta. O quórum para essa votação vai cair, para o bem dos servidores”, alegou o vereador, após se retirar do Plenário.

Apesar dos protestos dos parlamentares oposicionistas e independentes, o texto acabou sendo aprovado pela maioria dos presentes. Após a aprovação em plenário, o projeto será sancionado pelo prefeito Eduardo Braide (sem partido) e publicado no Diário Oficial. O reajuste entre em vigor a partir deste mês de maio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias