INDÚSTRIA SUSTENTÁVEL

Expo Indústria Maranhão começa nesta quinta-feira (26)

A maior feira multissetorial do Nordeste tem “Indústria Sustentável” como tema deste ano.

Evento será realizado no Multicenter Sebrae. (Foto: Divulgação)

Com o tema Indústria Sustentável, a 4ª edição da Expo Indústria Maranhão começa nesta quinta-feira (26) e vai até o domingo (29). Os principais desafios e problemas que envolvem a sustentabilidade serão discutidos na Arena Sustentável e na Expo Party, no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma.

A feira é uma realização do Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) e da CNI, com correalização do Sebrae-MA, do Sistema Fecomércio e do governo do Maranhão.

A preocupação com a sustentabilidade é uma questão tem crescido nos últimos anos nos setores da economia e da indústria. De acordo com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, não se deve adiar a implantação de medidas para se mitigar quaisquer impactos ambientais e sociais produzidos pela atividade econômica.

“Estamos nos concentrando agora, neste pós-pandemia, em uma busca por um desenvolvimento sustentável. Devemos formar uma cultura de cuidado do meio ambiente que deve ser incorporada por todos os setores da economia, como a indústria”, defendeu.  

Arena Sustentável

Durante os quatros dias da ação, haverá palestras, painéis e mesas redondas. Confira:

  • “Possibilidades e Carreiras na Indústria 4.0 versus a Sobrevivência do Emprego Formal” – Israel Almondes (VALE), dia 26, às 18h30;
  • “VORAX: Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico” – com os engenheiros Alberto Pereira (ITA) e Luís Namura, às 19h30;
  • “Resíduos Sólidos como geração de negócios” – Mesa redonda com as expositoras Luciana Barros Oliveira, Kelly Fernanda Sousa Santos e Maria Izidora Silva Oliveira e a medição de Itatiane Morais Póvoas Ribeiro, às 20h30; 

Nos demais dias de realização da Expo Indústria Maranhão, os temas abordados pelas palestras serão “Inovação Tecnológica para monitoramento da qualidade do ar na indústria”, “Perspectivas para a Indústria da Construção no Brasil e no Maranhão”, “ESG – Caminho do Desenvolvimento Sustentável”, “Projeto Integração lavoura, pecuária e floresta” e muitos outros – todos abordados por especialistas. 

Expo Party

Palestras e mesas redondas serão as atrações da Expo Party, um espaço no qual professores e especialistas em economia e sustentabilidade possibilitarão aos visitantes da Expo Indústria. Serão quatro dias com exposições e discussões para os visitantes do espaço.

Na abertura, às 17h, haverá a mesa redonda “O Papel das empresas em relação aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)”, com a professora Ariadne Enes Rocha (UEMA).

Em seguida, haverá uma exposição sobre microssatélites, capazes de auxiliar produtores agrícolas. O professor Luis Cláudio de Oliveira Silva (UFMA) proferirá a palestra “Constelação de Nanosats viabilizada para agronegócios”, a partir das 18h.

O professor Denisson apresentará o Projeto EOSOLAR, que tem o objetivo de apresentar o mapa eólico e solar do Maranhão, às 19h. Encerra o primeiro dia a comunicação “Ecossistema Portuário do Maranhão e o projeto do Observatório Portuário”, com o professor Sérgio Cutrim (UFMA), às 21h. 

De sexta (27) a domingo (29), as exposições terão como temas a indústria sustentável, mão-de-obra, formação superior e oferta de serviços tecnológicos para a indústria.

Ocorrerão palestras como “Aproveitamento Integral dos Alimentos, sob a ótica da indústria sustentável”, “Os programas especiais e a formação de mão-de-obra para o mercado maranhense”, “Microrrede Inteligente com fontes de energias renováveis para melhorar a confiabilidade do Centro Espacial de Alcântara”, “Tecnologias Renováveis e Limpas” e outros. 

Expo Arte

O mundo artístico maranhense será contemplado na Expo Indústria Maranhão, no espaço Expo Arte, onde ocorrerá exposição de quadros e lançamentos de livros. As obras de artes instaladas no local serão do artista maranhense Péricles Rocha, mundialmente conhecido por suas pinturas que retratam elementos da cultura maranhense. exporá suas obras de artes.

Para o primeiro já está confirmado o lançamento do livro “Vantagens comparadas da Indústria do Maranhão”, do economista José Henrique Polary, coordenador de ações estratégicas da FIEMA, às 20h. 

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias