SAÚDE DO CORAÇÃO

Semana de prevenção à Hipertensão Arterial em São Luís começa nesta terça (26)

Ações de conscientização, consultas e o rastreamento de pessoas assintomáticas serão realizados até sexta (29)

Hipertensão está entre os problemas de saúde mais comuns entre os brasileiros. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

A pressão alta, ou hipertensão arterial, afeta cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. Com o objetivo de promover a conscientização e cuidados sobre o distúrbio, é celebrado nesta terça-feira (26) o Dia Nacional de Combate à hipertensão arterial.

Em São Luís, a data coincide com o início da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Até o dia 29 de abril serão realizadas, nas 56 Unidades Básicas de Saúde da capital, ações de conscientização, consultas e o rastreamento de pessoas assintomáticas, além do atendimento ampliado no Centro de Atendimento a Pessoas com Hipertensão e Diabetes.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial ocorre quando a força do sangue contra as artérias (vasos sanguíneos) é muito alta e dificulta a circulação. Está frequentemente associada a distúrbios metabólicos e outros fatores de risco, como obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes mellitus.

Pode causar eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Doença Arterial Periférica e Doença Renal Crônica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias