AÇÕES

Prefeita Val Cunha inaugura primeiro Centro Educacional Infantil de Serrano

A nova estrutura educacional terá capacidade para receber até 550 alunos da educação infantil

Foto: Divulgação.

O município de Serrano do Maranhão, cidade localizada no Litoral Ocidental Norte do Maranhão, finalmente ganha seu primeiro Centro Educacional Infantil, fundada a 27 anos, essa é a primeira vez que uma gestão municipal constroem um centro educacional voltado exclusivamente para a educação infantil. O Centro Educacional Infantil Sementinha, localizado no bairro da Pracinha é mais um dos sonhos antigos da população que finalmente saiu do papel, a inauguração aconteceu na última sexta-feira (8), pela prefeita Val Cunha.

A nova estrutura educacional inaugurada, terá capacidade para receber até 550 alunos da educação infantil. A construção foi pensada para levar conforto, segurança e aprendizagem para cada aluno. A escola Sementinha contou com a construção de 6 salas de aulas novas, totalmente adaptadas para creche e pré-escola, todas climatizadas com ar-condicionado, sendo uma sala com 4 berço e vários colchonetes para descanso das crianças, uma sala de fraldário, um refeitório que vai atender todos alunos da escola com mesas adaptadas para crianças, com capacidade de mais de 300 alunos por vez, 2 baterias de banheiros adaptados para crianças, além de área externa com parquinho para diversão.

Desde que assumiu a gestão em 2021, a prefeita Val Cunha já construiu 36 salas de aulas. Segundo a prefeita, os investimentos em educação não param por ai, estão em andamento dezenas de salas, entre as quais ela destacou: 4 salas de aulas no Castro Alves, 2 no Raimundo Rodrigues, 10 salas de aulas no povoado Mocal; sendo 5 com recursos próprios e 5 via FNDE, 2 salas no povoado Portinho com recursos próprios e 4 salas no povoado Vera Cruz, com recursos do FNDE.

Foto: Divulgação.

Além dessas obras em andamento, a prefeita confirmou licitações para construções de salas de aulas que irão beneficiar os povoados de Arapiranga, com 6 salas por meio do FNDE, 12 salas de aulas no povoado Portinho, também com recursos do FNDE, além da licitação para conclusão de uma Creche no município com 10 salas, beneficiando centenas de famílias.

Ainda segundo Val Cunha, há proposta de construção de salas de aulas em outros povoados, como por exemplo em Cabanil, onde serão construídas 5 salas de aulas com recursos do FNDE. Ela destacou ainda, a proposta de construção de 4 quadras de esportes aberta. Com esses investimentos, a prefeita acredita melhorar significativamente os índices educacionais do município, bem como alcançar uma melhora na qualidade de vida da população.

A prefeita destacou as novas tecnologias educacionais, bem como os investimentos que serão executados pela gestão municipal, ao responder, a prefeita falou sobre a visita que realizou na cidade de Sobral no Ceará, onde ela levou 14 coordenadores pedagógicos do município para conhecer o modelo educacional daquele município que é referência nacional em educação.

“Durante a visita aprendemos muito e já estamos colocando em prática parte desse aprendizado, como por exemplo as novas tecnologias que já estamos implantando na educação do nosso município, entre elas as aulas híbridas, onde os alunos terão por meio de uma plataforma adquirida todos os conteúdos dados em sala de aula, ficando também disponíveis por meio digital, acessível de qualquer lugar, bastando apenas a internet, soma-se a isso, acesso aos melhores livros, também por meio eletrônico”, pontuou.

Foto: Divulgação.

“Uma outra inovação na educação de Serrano, nunca antes realizada, é o que chamamos de contra turno, onde os alunos terão apoio de professores que atuarão na base da aprendizagem, um reforço importante, sobretudo, para aqueles alunos com maior dificuldade na aprendizagem, pois agora terão todas as condições de aprender, por fim, os alunos também terão acesso a um canal no Youtube, onde terão acesso a diversos conteúdos, criado exclusivamente para eles”, completou a prefeita.

Por último, a prefeita listou alguns dos benefícios e direitos que já realizou também na educação, mais voltado para a valorização dos profissionais, como por exemplo: pagamento dos meses de novembro e dezembro de 2020, pagamento de férias de 2019/2020 dos professores, pagamento de férias de 2020 de profissionais do administrativo da educação (Vigia, A.S.G, Auxiliar Administrativo e Motoristas), pagamento das férias 2021 de todos os profissionais da educação, pagamento das férias 2022 de todos os profissionais da educação.

Além do adiantamento de 50% do décimo para todos profissionais da educação, reajuste de 34% a todos os professores efetivos e coordenadores pedagógicos efetivos da rede de ensino, gratificação de 20% a todos os profissionais do administrativo da educação como Vigia, A. S.G, Motorista, Auxiliar Administrativo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias