SERVIÇO

Conjunto dos Bancários se torna novo cartão-postal de São Luís

O prédio foi reformado e entregue no início de fevereiro.

Os painéis artísticos do Conjunto dos Bancários estão retratados por temas da cultura do Maranhão

Localizado na Rua Itapary, no Centro Histórico de São Luís, o conjunto dos Bancários, transformou-se no novo cartão-postal da cidade, após reforma. O prédio foi entregue no início de fevereiro e recebeu murais de grafite, produzidos por quatro artistas maranhenses.

A ação, que integra o projeto Cores da Cidade, foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Os painéis artísticos do Conjunto dos Bancários retratam temas da cultura do Maranhão, em especial sotaques e a história do Bumba Meu Boi, e têm atraído a atenção de muitas pessoas que passam pelo local.

Além das pinturas em grafite, as melhorias no Conjunto dos Bancários envolveram revitalização da área externa e comum dos oito prédios, recuperação de reboco, pintura das fachadas, esquadrilhas e paisagismo.

A secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues, destacou a importância da revitalização do ambiente para os moradores e visitantes. “A intervenção no residencial tornou a região mais desenvolvida, os imóveis mais preservados e valorizados.

Além disso, tornou o Conjunto dos Bancários um local atrativo para visitantes e turistas, em uma região muito movimentada de São Luís”, ressaltou

Para o muralista Eduardo Inke, um dos artistas convidados, foi importante a possibilidade de mostrar a história e a beleza da cultura local por meio das cores da arte urbana: “É uma forma de mostrar a riqueza e a potencialidade do nosso Bumba Meu Boi e dos artistas regionais por outro olhar da arte e dos desenhos do grafite”, disse.

A moradora Lídia Monteles agradeceu a atenção do governo estadual e destacou o aumento de visitantes no local. “É muito gratificante a gente ver, depois da reforma, essa mudança, que foi uma coisa maravilhosa e grandiosa”.

Agradeceu ao governo do Estado e Secid pela obra, que segundo ela “tiveram um olhar muito sensível para o Conjunto dos Bancários. À noite, muitas pessoas param aqui para tirar foto da beleza, de uma verdadeira obra de arte. Nós só temos a agradecer”, afirmou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias