REVITALIZAÇÃO

14 apartamentos de interesse social são entregues no Centro Histórico de São Luís

Casarão na Rua da Palma foi restaurado com recursos da Prefeitura e do Governo Federal

Dona Euzemar foi uma das beneficiadas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

O prefeito Eduardo Braide realizou nesta quarta-feira (20) a entrega de 14 apartamentos de interesse social no Centro Histórico de São Luís. As famílias beneficiadas pelo programa ‘Vem pro Centro’ passarão a morar no casarão restaurado da Rua da Palma.

Foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões da Prefeitura de São Luís e mais  R$ 2 milhões em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Ter onde morar é o sonho de toda família. A gente se sente mais seguro, mais respeitado como cidadão, quando temos uma moradia digna. Hoje eu estou realizando este sonho”, disse a dona de casa Euzemar Pereira, uma das novas moradoras que não possuíam habitação digna.

Prefeito e secretários inauguram casarão na Rua da Palma. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

Restauração da dignidade

Os 14 apartamentos têm sala, dois quartos, banheiro, cozinha com área de serviço. O casarão foi totalmente requalificado, tendo a sua estrutura física recuperada, mantendo suas características arquitetônicas originais. Um diferencial do casarão é que dois dos apartamentos foram reservados para pessoas com deficiência e outros dois para pessoas idosas.

A Secretaria de Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) executará, ainda, um trabalho técnico social para atender as famílias que foram contempladas com as moradias. O objetivo é promover a participação social, a melhoria das condições de vida, efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, a convivência condominial harmoniosa, educação patrimonial e ambiental, desenvolvimento socioeconômico, entre outros.

Preservação do patrimônio

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, informou que a ampliação do número de moradores vai tornar o Centro Histórico mais sustentável. “Trazer moradores para o Centro Histórico vai contribuir para que esta região fique cada vez mais sustentável, pois com a ampliação do uso habitacional da área naturalmente chegarão os pequenos serviços com a abertura de padarias, farmácias, pequenos mercados como ocorre em qualquer área habitacional”, disse.

Reforma da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Nesta manhã, também foi assinado o termo de parceria entre o Iphan e a empresa Porto São Luís para a restauração da fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A construção do século XVII é um dos templos católicos mais importantes e tradicionais de São Luís. O conjunto formado pela igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo, faz parte do sítio tombado pelo Iphan desde 1955.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias