Torneio Importante

Clubes maranhenses de olho no sorteio da Copa do Brasil 2022

Sampaio, Moto e Tuntum já conhecem os possíveis adversários.

O maior campeão do torneio segue sendo o Cruzeiro com seis títulos. (Foto: Reprodução/Lucas Figueiredo)

Uma das competições mais importantes do futebol brasileiro já tem data para definir os jogos da primeira fase. Com início para 23 de fevereiro, a Copa do Brasil apontará os adversários no dia 17 deste mês, segundo informou a Diretoria de Competições da CBF. A cerimônia, que contará com transmissão da CBF TV, será realizada no dia 17 de janeiro, às 15h.

Os clubes maranhenses que marcarão presença nesta disputa são Sampaio Corrêa (campeão estadual de 2021), Moto Club (vice) e Tuntum, campeão da Copa FMF. A entidade já divulgou os potes que identificam cada equipe no seu grupo e os possíveis adversários.

O Sampaio Corrêa estará no Pote C, juntamente com os seguintes times: Paraná, Operário, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense. Os confrontos iniciais são contra os integrantes do pote G (Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto, Trem-AP, Maricá, Pouso Alegre e Glória-RS).

O Moto Club está no pote E, onde também estão : Altos, Mirassol, Campinense, São Raimundo, Ferroviária, Salgueiro, Globo-RN, União Rondonópolis e Sergipe. Os adversários são os integrantes do pote A (Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport).

Caçula do futebol profissional do Maranhão, o Tuntum integra o pote H,  que tem os sguintes times: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso-PA, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá, Nova Venécia e Costa Rica. O primeiro adversário será um dos clubes que integram o pote D (Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Grêmio Novorizontino).

Na Primeira Fase, 80 clubes se enfrentam em jogos únicos e eliminatórios, com o mando de campo de cada partida pertencendo à equipe pior posicionada no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Além da definição dos primeiros confrontos, o sorteio do dia 17 de janeiro também definirá os mandos de campo da Segunda Fase do torneio – também disputada em duelos únicos.

A partir da Terceira Fase, o modelo de disputa passa a ser com partidas de ida e volta. Na mesma fase, adentram ao torneio 12 clubes: equipes classificadas para a CONMEBOL Libertadores 2022 (Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Red Bull Bragantino, Fluminense e América-MG), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), Copa Verde (Remo-PA) e Campeonato Brasileiro da Série B (Botafogo-RJ).

Os oitenta times que disputam a primeira fase são divididos em blocos, onde o Bloco I (clubes que ficaram em 1º até o 40º lugar no Ranking Nacional da CBF) enfrentam times do Bloco II (equipes de 41º a 80º no Ranking). O mando de campo fica com os times do Bloco II. Além disso, o sorteio da primeira fase também definirá o chaveamento até a segunda fase.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias