REGISTRO HISTÓRICO

Municípios da Ilha de São Luís ganham Enciclopédia Ilustrada

A Enciclopédia apresenta as particularidades dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

Grande Ilha conta com novo item de pesquisa e conhecimento cultural. (Foto: Revista do Nordeste)

A Ilha do Maranhão é o tema da mais recente edição da “Enciclopédia dos Municípios Maranhenses”, um projeto desenvolvido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), vinculado ao governo do estado. Com lançamento nesta segunda-feira (20), a Enciclopédia apresenta as particularidades dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

A pesquisa foi realizada entre 2019 a 2021, distribuída em pesquisa bibliográfica, cartográfica e trabalho de campo. O objetivo foi adquirir informações sociais, econômicas, jurídicas, religiosas, socioculturais e fotografias de cada município.

“Os municípios que compõem a Ilha do Maranhão apresentam grande diversificação econômica, resultado do setor secundário e terciário, assim como a produção hortícola, a avicultura, a pesca artesanal e o turismo. O foco do estudo compreende símbolos municipais, processo de ocupação, caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo, transporte, além de diversificadas particularidades próprias de cada município”, conforme destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Também foram feitos contatos informais com os moradores mais antigos, líderes comunitários, sindicais e outros entes importantes das comunidades, pensando em obter o maior número de informações sobre os municípios da região.

O 8º volume da Enciclopédia agora está disponível à comunidade acadêmica, pesquisadores, gestores públicos e privados e demais pessoas interessadas. O material traz informações que podemo basear o planejamento de ações e tomadas de decisão nessa área significativa do território maranhense. A Enciclopédia pode ser acessada clicando aqui.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias