ARTE QUE UNE

Festival reúne Mestres do Xadrez e estudantes em São Luís

Evento contou com a participação do Grande Mestre Internacional Rafael Leitão e do Mestre Nacional, Nicolau Leitão.

Prática do Xadrez tem grandes benefícios para os jogadores. (Foto: Divulgação)

O Xadrez é um dos jogos mais antigos do mundo, datando de mais de 1500 anos. Enquanto se espalhou pelo mundo para o jogo que conhecemos hoje, o esporte considerado arte e ao mesmo tempo ciência tem unido pessoas de diferentes culturas, idades e experiências, todas com a paixão comum pelo jogo.

Com o intuito de democratizar o acesso à prática do xadrez nas escolas da Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na última sexta-feira (10) o III Festival de Xadrez 2021, com a participação do Grande Mestre Internacional, Rafael Leitão, e do Mestre Nacional, Nicolau Leitão.

Os dois realizaram disputa simultânea com os estudantes integrantes do Projeto Xadrez nas Escolas em São Luís, no Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar. O Festival de Xadrez teve a participação de 43 estudantes de 16 escolas da Rede Pública Estadual, que tiveram momentos valiosos ao lado dos grandes mestres do xadrez.

III Festival de Xadrez reuniu estudantes de 16 escolas da Rede Pública Estadual (Foto: João Aroucha)

Maria Soares, estudante do Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, expressou alegria por participar do evento e ficou emocionada ao conhecer os mestres enxadristas.

“Eu fiquei muito feliz, porque pude conhecer Rafael e Nicolau Leitão e, ainda, porque o Festival nos ajuda a ter mais acesso ao Xadrez, já que antes as escolas públicas da Rede Estadual não ofereciam o jogo e agora a prática do Xadrez nessas escolas já é uma realidade”.

Maria Soares

A supervisora de Projetos Especiais da Seduc, Elizabeth Gomes, destacou a importância do Festival de Xadrez para os estudantes.

“O Festival de Xadrez é uma oportunidade para avaliarmos como está o nível dos nossos alunos, porque Rafael e Nicolau são de altíssimo nível, mas foi surpreendente como os estudantes resistiram e tiveram excelentes resultados, para nós é muito gratificante. Acreditamos que o Xadrez auxilia muito na concentração dos alunos e no desenvolvimento da aprendizagem”, destacou.

Após a simultânea de Xadrez, os estudantes foram premiados com troféus, medalhas, com os livros “Aprenda Xadrez com Rafael Leitão”, volumes I e II, entre outros prêmios. Para Rafael Leitão, enfrentar os estudantes da Rede Pública Estadual tem um significado valioso.

O mestre nacional, Nicolau Leitão, em disputa simultânea com estudantes da Rede Pública Estadual (Foto: João Aroucha)
O mestre nacional, Nicolau Leitão, em disputa simultânea com estudantes da Rede Pública Estadual (Foto: João Aroucha)

“Esse evento é muito especial porque enfrentei estudantes das escolas públicas, que estão aprendendo a jogar Xadrez, por meio de um projeto muito legal, que começou há alguns anos. A gente estava precisando desse momento, depois de ficar muito tempo em casa por conta da pandemia. É muito bom ver que os eventos estão voltando e fiquei muito animado em reencontrar a garotada das escolas. Espero que, em 2022, a gente tenha muitos outros eventos como esse”, disse Rafael Leitão. 

Nicolau Leitão falou sobre a popularização do Xadrez, destacando que o jogo é fácil de aprender, e revelou que teve dificuldades para vencer algumas partidas durante simultânea com estudantes das escolas da Rede Pública Estadual.

“Sabemos que a escola é o caminho para a popularização do jogo de xadrez. É gratificante ver quando as crianças e jovens das escolas públicas têm acesso ao jogo, que é divertido e fácil de aprender. Os estudantes jogaram muito bem, eu tive dificuldade, inclusive, em muitas partidas. O jogo de xadrez é uma ferramenta poderosa, que auxilia na memória, concentração, no poder de decisão, planejamento, mas elas também precisam se divertir e os eventos como esse são pensados para isso”, disse Nicolau. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias