EXCELÊNCIA PRETA

1ª Feira MA Preta movimenta afroempreendedorismo no estado

Evento conta com mais de 100 empreendimentos e acontecerá até o dia 27 de novembro.

Foto: Divulgação.

No último sábado (20), em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Secretária de Estado da Mulher (SEMU) promoveu o lançamento da 1ª Feira MA Preta, com o objetivo de valorizar o afroempreendedorismo e viabilizar mais oportunidades para a população negra do estado, especialmente as mulheres.

O evento aconteceu no Parque São João Paulo II, e contou com mais de 100 empreendimentos, geridos por empreendedores e empreendedoras negras que atuam em diversas áreas, como artesanato, artes, moda, alimentação, tecnologia, decoração, dentre outros. A abertura da Feira MA Preta contou com diversas atrações culturais, entre elas o Boi da Maioba e blocos de matriz africana.

Empreendedores puderam apresentar sua identidade em forma de arte. (Foto: Divulgação)

Ana Rosa Silva, coordenadora geral da Feira MA Preta, ressaltou a importância de eventos que viabilizam a população negra e explicou sobre o tema “O mercado é o mundo e o nosso mundo é preto”.

“A identidade da feira vem para saudar a nossa primeira rainha, a Rainha Nã Agontimé, sacerdotisa fundadora da Casa das Minas. Nós somos um território africano, um dos maiores fora da África depois da Bahia, e por esse motivo a nossa marca ‘Feira MA Preta’ vem trazendo a identidade da nossa patrona”, afirmou.

A 1ª Feira MA Preta procura valorizar a cultura negra, incentivando o protagonismo de afroempreendedores e impulsionando empreendedores negros na economia local, estimulando o consumo de artigos de origem afro-brasileiros e africanos e gerando renda.

Evento promove geração de renda e impulsiona afroempreendedorismo. (Foto: Divulgação)

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, acompanhou o primeiro dia do evento e enfatizou a importância da união para enfrentar dificuldades.

“Nós sabemos que, infelizmente, ainda enfrentamos muitas dificuldades. Principalmente a nossa população negra que representa mais de 70% da população maranhense. Precisamos estar juntos e unidos por esta causa e por este povo”, destacou a secretária.

A 1ª Feira MA Preta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a marca Feira MA Preta e a ONG Nave, com o apoio de órgãos governamentais e não governamentais, como: SEIR, Sectur, Parque São João Paulo II, SES e Reviver Hostel. As atividades acontecerão até o dia 27 de novembro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias