DIVERSIDADE

Festival debate diversidade na comunidade surda

O Festival de Culturas Surdas terá cinco mesas de debate com acesso em Libras e programação artística que abordaram questões como feminismo, racismo e diversidade LGBTQI+

(crédito: Divulgação)

O Itaú Cultural vai promover entre 9 e 13 de agosto, o Festival de Culturas Surdas, com cinco mesas de conversa e programação artística, sempre com início às 19h e transmissão ao vivo no canal da organização no YouTube.

O tema central da edição deste ano é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo.

Organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização, o festival visa dar protagonismo ao sujeito surdo e a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade.

Todas as mesas são mediadas por Edinho dos Santos, poeta surdo, slamer e educador da instituição. Elas são acessíveis em Libras e contam com legendagem e interpretação para o português.

Entre os temas abordados nas mesas de debate estão as Línguas de sinais indígenas, Negritude surda, que explora a interseccionalidade entre racismo e o preconceito contra a pessoa surda, Surdos LGBTQIA+, Mulheres surdas e feminismo e Surdos que ouvem, para questionar o pensamento comum de que todos os surdos se expressam por meio de Libras.

Foram convidados para os diálogos especialistas e pesquisadores do assunto abordado em cada mesa.

Programação artística

A programação artística vai abrir e fechar as mesas de debates todos os dias do festival. Serão apresentados vídeos poesias, que são uma linguagem artística da comunidade surda, que usa elementos do audiovisual para incrementar a apresentação de uma poesia em língua de sinais e ficarão disponíveis para visualização, no site do Itaú Cultural, até 22 de agosto.

Os trabalhos serão apresentados pela poeta e professora Renata Freitas e o Coletivo Mão
Dupla, que transita entre a língua de sinais e as artes visuais. O grupo é formado por
artistas surdos e ouvintes que desenvolvem uma pesquisa e prática artística por meio
da visualidade.

Toda a programação do festival pode ser conferida no site do Itaú Cultural.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias