Catolicismo

Celebração de acolhida do novo arcebispo Dom Gilberto Pastana é realizada em São Luís

A solenidade aconteceu no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga.

Celebração de acolhida do novo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. (Foto: Divulgação)

Nesse domingo (18), foi realizada a celebração de acolhida do novo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. A solenidade aconteceu no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, Centro, e reuniu o arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário da Silva, convidados do clero do Maranhão e autoridades civis. 

“Estamos felizes com a chegada de Dom Gilberto Pastana a São Luís. Tenho certeza que nossa Arquidiocese se engrandece com sua presença. A fé nos traz forças para superar os desafios que a pandemia tem imposto, por isso, desejo que seu pastoreio seja luz para nossa cidade e para todo o nosso estado. Que Deus o abençoe em sua nova missão! Também cumprimento Dom José Belisário, que em todos esses anos como arcebispo de São Luís, foi um grande missionário a serviço do povo de Deus. Estamos gratos pela missão frente à comunidade católica em nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. 

Devido a pandemia e suas medidas de prevenção, a celebração presencial foi restrita aos membros do clero do Maranhão, familiares e sacerdotes convidados do Ceará e Pará, líderes de outras denominações religiosas, representantes das comunidades religiosas locais, além de autoridades civis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da capital, Maranhão e Ceará. Entre os presentes, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, seu esposo, Sandro Ribeiro; o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe e o secretário adjunto de Comunicação, Igor Almeida. 

O público em geral e fiéis puderam acompanhar ao vivo pela TV Nazaré / Fundel São Luís (canal aberto 43.1), YouTube da Arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560. Veículos de comunicação do Pará, Ceará e de outras cidades maranhenses também transmitiram o evento.

A celebração foi iniciada pelo vigário geral da Arquidiocese de São Luís, padre Antônio José, que fez a saudação inicial. Em seguida, foi feita a leitura da Bula Episcopal de nomeação de dom Gilberto Pastana como novo arcebispo de São Luís, enviada e assinada pelo Papa Francisco. 

Dom José Belisário da Silva foi nomeado o sétimo arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão pelo Papa Bento XVI em 2005, e se aposenta agora por idade. Citando os escritores Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e os santos São Francisco de Assis e São Paulo, o agora arcebispo emérito de São Luís fez uma reflexão sobre seus quase 16 anos à frente da arquidiocese metropolitana. 

“Estes quase 16 anos passaram rapidamente. Agora volto para a cidade de onde vim, Belo Horizonte, para a minha família franciscana, com uma enorme dívida – dívida de amor e gratidão. Essa dívida não me é pesada, pelo contrário, é uma dívida que quero carregar para o resto da minha vida com muito carinho. Faço votos de alegria ao pastoreio de dom Gilberto Pastana em São Luís e que Deus o abençoe em sua nova missão”, disse, emocionado, dom José Belisário da Silva. 

Após receber de dom José Belisário o báculo da Arquidiocese Metropolitana de São Luís, dom Gilberto Pastana passou a presidir a celebração como novo arcebispo. “Foi confiando em Jesus que aceitei a nomeação feita pelo Papa Francisco e esta nova missão na vida sacerdotal. Agradeço a dom José Belisário pela sua ação evangelizadora ao longo destes 16 anos e asseguro a todos que me empenharei dar continuidade ao legado de meus antecessores ao lado dos membros do clero do Maranhão”, disse dom Gilberto Pastana em sua homilia. 

(Foto: Divulgação/CNBB)

Dom Gilberto Pastana de Oliveira é paraense da cidade de Boim e tem 64 anos. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). É mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. Foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 2005, função que exerceu até 2016, quando o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato (CE) até sua nomeação como bispo diocesano. 

Encerrando a celebração de acolhida foram feitos os pronunciamentos oficiais do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; de Geraldo Pastana, irmão do novo arcebispo metropolitano de São Luís; da irmã Marilurde Sousa, representando as comunidades religiosas locais; Magnólia Oliveira, representante dos leigos; de dom Sebastião Bandeira, do Regional Nordeste 5 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras autoridades presentes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias