REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

44% das terras públicas estão sujeitas a ocupações irregulares

A análise da atual situação fundiária do estado consta no relatório “Leis e Práticas de Regularização Fundiária no Estado do Maranhão”

Foto: Reprodução

A grilagem de terras é uma realidade  ao longo dos anos e tornou-se o foco dos conflitos no campo e da regularização fundiária em regiões da Amazônia Legal. No Maranhão, a situação não é diferente. Com  44% de seu território composto por áreas sem destinação, a atual lei de terras do estado não prevê prazo limite para início de ocupações de áreas públicas estaduais. Sem essa determinação, as terras públicas podem ser ocupadas a qualquer tempo, inclusive futuramente, o que se torna um estímulo para a prática de apropriação de terras públicas, conhecida como grilagem.

A análise da atual situação fundiária do estado consta no relatório “Leis e Práticas de Regularização Fundiária no Estado do Maranhão”, lançado e divulgado na Semana do Meio Ambiente pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). E o seu lançamento, coincide também com a discussão no estado sobre a mudança na lei de terras. Em abril deste ano, um coletivo formado por diversas organizações sociais maranhenses entregou ao governo do estado uma minuta para uma nova lei de terras.

Foto: Reprodução

O relatório faz parte de uma série de publicações da entidade sobre as leis e práticas fundiárias dos governos estaduais amazônicos, cujo objetivo é compreender as regras e procedimentos atuais aplicados pelos órgãos estaduais de terra na região a fim de propor melhorias. A publicação analisou o Estado do Maranhão e a atuação do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), identificando as principais modalidades de regularização fundiária executadas pelo órgão estadual e das práticas adotadas para aplicar a legislação vigente. Dando ênfase nos processos de regularização por meio de doação e venda de terras públicas a pessoas físicas, categorias para as quais não existem muitas referências bibliográficas na esfera estadual na região. O estudo também aponta que dependendo de como essas modalidades são reguladas e aplicadas pelo órgão, podem estar associadas à expansão de desmatamento ilegal na expectativa de reconhecimento de direito sobre a terra.

O relatório do Imazon traz análises que podem contribuir com essa atual discussão de uma nova lei de terras no estado. Dentre as sugestões, destacam-se: definir data limite para ocupação de terra pública e impedir a privatização de áreas desmatadas após essa data; exigir antes da emissão do título de terra que os ocupantes assinem termo de recuperação de passivo ambiental no imóvel; instituir a obrigação de publicar na internet dados de terras públicas que serão objeto de regularização e organizar uma consulta prévia sobre a destinação dessas áreas, ouvindo outros órgãos fundiários e a sociedade civil.

De acordo com estudo, que é assinado pelos pesquisadores Jeferson Almeida, Brenda Brito e Pedro Gomes, o objetivo é compreender as regras e procedimentos atuais aplicados pelos órgãos estaduais de terra na região a fim de propor melhorias.

Conforme o relatório, até o final do período estudado, 44% do Maranhão não tinha destinação fundiária ou informações de destinação disponíveis. Cerca de 41% dessa área sem definição, ou 18% do estado, estava inscrita como imóvel privado no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Porém, pela ausência de dados disponíveis sobre a situação fundiária desses imóveis, não é possível afirmar se são propriedades legalmente constituídas ou ocupações em terras públicas pendentes de avaliação pelos órgãos fundiários. A responsabilidade pela destinação dessa área não é majoritariamente (89%) do governo estadual.

Intensificação da regularização fundiária

Para tentar amenizar o problema da regularização no Maranhão, o governo do estado tem realizado diversas ações. A previsão é de que no primeiro semestre de 2021 mais 4 mil títulos sejam entregues pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), por meio do Programa de Regularização Fundiária, beneficiando famílias de todo o Maranhão. As atividades já foram realizadas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Buriti Bravo, Colinas, Pedro do Rosário e Paço do Lumiar. De acordo com o coordenador do setor de Regularização Fundiária da Secid, Yata Anderson, uma das funções do título fundiário é dar segurança jurídica ao beneficiário. “A entrega do título fundiário reduz a ilegalidade, diminui as desigualdades e garante o acesso aos serviços públicos para quem precisa”, explicou.

Foto: Reprodução

A ação tem o objetivo de garantir a documentação definitiva de propriedades, promovendo mais qualidade de vida aos moradores que, agora, terão segurança jurídica e acesso a serviços públicos. “A Regularização Fundiária é uma das prioridades do Governo do Estado e segue a determinação do governador Flávio Dino. A meta é intensificar ainda mais as ações para abranger um maior número de pessoas e, com isso, garantir acesso aos serviços públicos voltados à integração social e geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

Em junho de 2019 a Secid firmou termo de cooperação  para expandir o programa para outras regiões do estado. O termo teve como base a Lei Nº 13.465/2017 e o Decreto Nº 9.310/2018 mudam as regras de áreas públicas mínimas no parcelamento do solo urbano para atender a regularização de áreas consolidadas e irreversíveis, que permitem o reconhecimento da propriedade de forma mais célere, revogando as legislações federais anteriores que tratavam sobre Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Também flexibilizaram os paradigmas administrativos e registrais envolvendo a Regularização Fundiária Urbana, sobretudo no que se refere à gratuidade de custas dos atos de registro advindos da Reurb-S, mantendo as limitações de tamanho de área máxima de 250 m² e tempo mínimo de 5 anos de posse como requisitos para Reurb.

Na época,  o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, observou que a regulamentação auxilia e orienta quanto aos procedimentos necessários no âmbito das serventias, sobretudo para uniformização e maior agilidade dos atos a serem praticados.“O instituto da regularização fundiária atende ao princípio da dignidade da pessoa humana, porque confere segurança jurídica ao cidadão que tiver o seu título em mãos, inclusive para poder obter financiamentos bancários”, disse o  corregedor.

Amazônia Legal

Os pesquisadores estimam que os estados sejam responsáveis por 60% das áreas ainda sem clareza fundiária na Amazônia Legal. Por essa razão, é fundamental considerar como as terras públicas estaduais são geridas e quais as lacunas e oportunidades de investimento e apoio para aumentar a eficiência dos órgãos fundiários estaduais e na legislação.

Foto: Reprodução

O trabalho do Imazon também incluiu o lançamento do relatório “Dez fatos essenciais sobre Regularização Fundiária na Amazônia Legal”, com análises que ajudam a compreender como as leis e práticas fundiárias atuais acabam estimulando o desmatamento e a grilagem na região.

Entre as principais conclusões, ainda está o fato de que 43% das áreas sem destinação fundiária possuem prioridade para conservação, mas que esse dado não é levado em consideração nos processos de regularização fundiária, o que pode levar à privatização associada ao desmatamento.  “O tema da indefinição fundiária na Amazônia está sendo discutido hoje por diferentes públicos e fóruns nacionalmente, devido à relação entre desmatamento e grilagem de terras. Porém, é necessário compreender como as leis e práticas fundiárias contribuem com o desmatamento”, explicou Brenda Brito, pesquisadora do Imazon e coordenadora do estudo.

A pesquisadora acrescentou ainda:

“Com esse relatório, auxiliamos esse processo de compreensão dos desafios e recomendamos o que pode ser feito para que a União e os estados adotem leis e práticas fundiárias que contribuam com a conservação e redução de conflitos no campo”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias