PREVENÇÃO

Vacinação contra poliomielite é prorrogada até dia 20 de dezembro na Capital

Quase 19 mil crianças foram imunizadas desde o início da campanha em São Luís

(Foto: Reprodução)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação em São Luís foi prorrogada novamente até o dia 20 de dezembro de 2020. Prorrogada pela última vez até o dia 30 de novembro, quase 19 mil crianças foram imunizadas desde o início da campanha.

Leia também: Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada para até 30 de novembro

Em virtude à pandemia e cumprimento com as normas sanitárias, os 55 postos de saúde em toda São Luís oferecem as vacinas e funcionam no período das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e das 8h ao meio dia aos sábados. A fim de evitar aglomerações, medidas como distanciamento de cadeiras foram adotadas.

Tendo início no dia 5 de outubro, a campanha que é voltada para a imunização de uma das doenças mais ameaçadoras para crianças, a poliomielite, a campanha já vacinou 18. 699 mil crianças na Capital Maranhense, e 152.601 mil em todo o Maranhão.

A vacinação contra poliomielite é destinada a crianças de um a quatro anos de idade, já para outras vacinas, crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade também podem ser atendidos.

Em mobilização contra a doença, que começou no dia 5 de outubro, o Dia D faz parte conjunta da ação. A vacinação nas unidades poderá ser feita até o dia 30 de outubro e cobre doses como BCG, vacina preventiva contra tuberculose e pentavalente, contra tétano, hepatite B, coqueluche, além da pólio.

Dependendo da necessidade do calendário de vacinação dos atendidos, todas as vacinas poderão ser acessadas, incluindo HPV, da papiloma vítus e Meningo ACWY.

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença que pode ser transmitida por contato direto ou indireto entre as pessoas, como fezes e secreções eliminadas pela boca. A doença pode ocasionar ou não paralisia, chegando a comprometer os músculos e membros inferiores em casos mais graves.

De maneira indireta, a transmissão pode ser feita por contato de objetos, água e alimentos contaminados por portadores.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias