TUMULTO

Populares pegam peixe gigante na Ponta d’Areia em São Luís; Veja vídeo

No vídeo é possível ver que o peixe ainda apresentava alguns sinais de vida quando foi arrastado pelas pessoas do local

Foto: Reprodução.

Na tarde desta sexta-feira (25) populares de São Luís retiraram um peixe de grande porte na praia da Ponta d’Areia. A presença do animal atraiu muitas pessoas gerando tumulto. No vídeo é possível ver que o peixe ainda apresentava alguns sinais de vida quando foi arrastado pelas pessoas do local.

Alguns internautas comentaram nas redes sociais que o peixe capturado se trata de uma espécie ameaçada de extinção, Epinephelus itajaraI, ou popularmente conhecido como “Mero”. Ainda não há comprovações se a espécie do peixe é de fato esta. A prática de pesca desta espécie é proibida por lei até 2023 em todo território nacional devido a ameaça de extinção do mesmo.

O motivo da presença do animal na área não foi explicado, se foi por atividade de pescadores ou se o animal encalhou na orla da praia.

Caso seja confirmada a espécie do peixe, os envolvidos estarão sujeitos à detenção de um a três anos e/ou multa.  As embarcações, pescadores profissionais ou amadores, e indústrias de pesca, que atuarem em desacordo com as medidas estabelecidas nessa norma, terão cancelados seus cadastros, autorizações, inscrições, licenças, permissões ou registros da atividade pesqueira.

Sobre a espécie

A possível espécie do peixe em questão é conhecida como mero, canapu, bodete, merete e merote e pode nadar em locais de até 100 metros de profundidade. Pertencendo à família dos serranídeos, pesa em média entre 250 kg a 400 kg, podendo alcançar até três metros de extensão.

A baixa taxa de crescimento e o período tardio de reprodução, a partir dos 4 a 7 anos de vida, dificultam a capacidade de reprodução do animal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) vêm proibindo a pesca do Mero desde 2002.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias