Consumo de música gospel cresce no Brasil durante quarentena

Estilo cresce nas plataformas digitais com aposta em parcerias artísticas, mix de sonoridades e linguagem moderna

Reprodução

O gospel é um estilo musical que expressa a crença cristã, apresentando louvor ou adoração a Deus. Atualmente, o estilo que contava com músicas atreladas diretamente à igreja, com uma razão unicamente religiosa, passa por adaptações para atender a diferentes tipos de público. Por isso, alguns artistas do segmento apostam em parcerias e na junção de estilos musicais para divertir as pessoas, mas sem perder a ideia do conteúdo principal.

O padre Reginaldo Manzotti é cantor de música gospel e se apresenta em shows nas igrejas e fora delas. O sacerdote lançou o DVD Tempo de Inovar com a presença de 5 mil pessoas em Curitiba. Na gravação, o padre contou com a participação dos sertanejos Gustavo Mioto (A felicidade mora aqui) e Naiara Azevedo (Hora de amar). O DJ Alok também colocou o público para pular ao som de Vou para o alvo. Com influências de outros estilos na parte musical e com o gospel explícito nas composições, a intenção era inovar.

“Tudo tem a ver com o título do DVD. É tempo de inovar, é uma necessidade que nós temos na Igreja. Eu inovo nos ritmos, colocando arrocha, bachata e eletrônico e, nas participações, convidando artistas reconhecidos. Faço isso para evangelizar pessoas que não me acompanham. Os jovens escutam o sertanejo e a música eletrônica o tempo todo e não quis estar na contramão, me distanciando do que o esse público quer”, explica o sacerdote.

Além disso, o padre Reginaldo Manzotti acredita que a união de estilos musicais serve a um propósito maior. “Minha música está tocando em lugares seculares. O diretor artístico entendeu o que eu queria. Fizemos uma produção com muitas cores, muito movimento, muita dança e reflexões entre as faixas, cumprindo o papel de falar de Deus fora da igreja.”

Letras

Segundo Adailton Moura, jornalista e autor do livro A indústria da música gospel, as composições têm papel fundamental no novo modo de entender o estilo. “O tipo de letra que estão compondo atualmente também ajuda nessa disseminação, porque foge do linguajar dogmático da religião e fica na poesia, em palavras de amor, perdão, transformação e fé.”

O cantor Isaias Saad constrói uma carreira com foco no louvor e na adoração desde 2011, e possui mais de 5 milhões de acessos no YouTube desde então. Com letras baseadas no amor e na simplicidade, consegue divulgar a mensagem de Cristo para pessoas de todos os grupos, idades e esferas. “Acredito que apenas o amor de Deus pode alcançar lugares na nossa vida que ninguém consegue alcançar. Minha vida foi transformada por esse amor e meu desejo é que as pessoas conheçam também. Minha motivação é de que as pessoas possam se sentir amadas, aceitas e renovadas”, ressalta.

Com um álbum lançado e o sucesso com os vídeos na internet, o artista projeta o lançamento de um novo DVD. Além disso, acredita na singularidade musical e pensa em realizar gravações de gospel com outros estilos. “Trabalho com pop e pop rock, e tenho vontade de gravar reggae, fazer um feat com uma banda de pagode ou samba. Gosto de cantar o gospel, mas não gosto de rotular porque acredito na beleza da união dos sons e estilos”, pontua Isaias Saad.

Em conjunto, o grupo Preto no Branco se definiu como um grupo protestante. Além de cantar músicas com a mensagem cristã e de louvor a Deus, os integrantes também abordam questões sociais e raciais. Com quatro anos de carreira, o grupo trabalha com a mistura de ritmos brasileiros, forte influência da black music e com o gospel. “Temos muita referência da música baiana. A gente pensa ritmicamente e espera o momento certo para falar do nosso DNA, afirmando essa musicalidade mais urbana. Buscamos fazer um som dentro da nossa mensagem, sem barreiras, traduzindo o que a gente acredita”, explica Clóvis Pinho, ex-vocalista da banda.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias