PREPARE A PIPOCA

5 filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

Listamos algumas produções nacionais que valem a pena assistir para celebrar a data

Reprodução

A primeira sessão de cinema no Brasil aconteceu no dia 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro. Naquela noite, numa sala alugada do Jornal do Commercio, na Rua do Ouvidor, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles. Os curtas retratavam cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa. Só a elite carioca participou deste fato histórico para o Brasil, por conta do elevado dos ingressos. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o “Salão de Novidades Paris”, de Paschoal Segreto.

Apesar de ser uma novidade bastante atrativa, o cinema no Brasil, nessa época, tinha uma grande amarra: a falta de eletricidade. O problema foi resolvido apenas em 1907 com a implantação da Usina Ribeirão de Lages, no Rio de Janeiro. A partir daí, o número de salas de cinema cresceu consideravelmente na cidade do Rio de Janeiro, chegando a ter cerca de 20 salas de exibição.

Em relação a produções locais, apenas na década de 1930 foi criado o primeiro grande estúdio cinematográfico do Brasil: a “Cinédia”. As produções mais importantes dessa época foram: Limite (1931), de Mario Peixoto; A Voz do Carnaval (1933), de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro e Ganga Bruta (1933) de Humberto Mauro.

Mas, dando um salto para a atualidade, o cinema brasileiro cresceu tanto que já possui importantes festivais locais que promovem o reconhecimento das produções. Além disso, diversos filmes nacionais já foram reconhecidos no cenário mundial, inclusive com indicações para o Oscar.

A melhor forma de celebrar o Dia do Cinema Brasileiro é prestigiando nossas produções. Confira algumas dicas:

Central do Brasil (1998)

Dora (Fernanda Montenegro), uma amargurada ex-professora, ganha a vida em uma rodoviária escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), o filho de 9 anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Direção: Walter Salles

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias