AÇÃO SOCIAL

Sinduscon-MA realiza a 13° edição do Dia Nacional da Construção Social

Além dos serviços oferecidos, o evento conta com uma programação repleta de atrações e atividades culturais, voltadas especificamente para os trabalhadores, como por exemplo, o tradicional show de talentos.

Reprodução

As empresas de construção civil tem buscado, cada vez mais, desenvolver ações que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se de um somatório de atos voluntários que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.

Partindo dessa premissa, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Maranhão (Sinduscon-MA) por meio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e em correalização com o Sesi, realizará neste sábado (17), das 8h30 às 13h, no SESI Clube Araçagi, a 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), um evento voltado especialmente para a classe de trabalhadores da indústria da construção e seus familiares cujo objetivo é promover a valorização destes profissionais por meio do oferecimento de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, beleza, esporte e lazer.

O DNCS acontece desde 2007 em todo o país e, a cada ano, leva um tema para reflexão. Nesta edição, o mote é “O mundo está mudando e você?” e tem o intuito de refletir sobre as contínuas transformações ocorridas no setor da construção e a necessidade dos trabalhadores estarem qualificados para encararem essas mudanças.

Segundo o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz a ação se consolida a cada edição, envolvendo cada vez mais parceiros. “Estamos com 33 parceiros confirmados e mais de 60 serviços que vão desde emissão de RG e CPF na área de cidadania, como atendimento médico com oftalmologista, dentista e clínico geral”, conclui Nahuz.

Além dos serviços oferecidos, o evento conta com uma programação repleta de atrações e atividades culturais, voltadas especificamente para os trabalhadores, como por exemplo, o tradicional show de talentos. O técnico de Segurança da Marka Engenharia, Gilson Guimarães destaca que este é o momento mais esperado pelo público, pois, além da premiação para os primeiros colocados, é um momento de união. “Temos torcida organizada e ficamos reunidos na hora do show. Já tivemos uma colega que ganhou o primeiro lugar em 2018. Esperamos levar o prêmio novamente este ano”, declarou.

Além da área de Saúde, já conhecida como recorde em atendimento, outro setor que movimenta a ação é o de Beleza e Estética. Neste ano, o Instituto Embelleze, a Escola de Beleza Transformar, o SENAC, a Jafra Cosméticos e Gyhanny Frazão Consultoria em Imagem oferecerão corte de cabelo feminino e masculino, escova, chapinha, design de sobrancelhas, limpeza de pele e orientação de maquiagem.

Para o setor de Educação, serão oferecidas oficinas de capacitação nas Unidades Móveis de Panificação e Construção Civil, ambas do SENAI-MA. E, na área de Esporte e Lazer, as brincadeiras são voltadas para os filhos dos trabalhadores com atividades lúdicas e pintura na pele.

“O Dia Nacional da Construção Social é um marco na relação entre o setor produtivo e a categoria de trabalhadores. Um dia para recordar a importância da saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além de que se destaca o aspecto de transformação de vidas pelo trabalho qualificado, alinhado com os cursos profissionalizantes e serviços de educação do SENAI e do SESI”, ressalta o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.

Números:

Em 2018 o DNCS foi realizado em 26 localidades do país. Foram mais de 164 mil atendimentos, beneficiando cerca de 47 mil pessoas. Desde a primeira edição, em 2007, o projeto já realizou mais de 4 milhões de atendimentos para 835 mil pessoas espalhadas por todo o território brasileiro. Os números refletem não apenas a relevância do projeto para os trabalhadores do setor e suas famílias, mas também a sua capilaridade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias