PREMIAÇÃO

Filme ‘A Vida Invisível’ é o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar

A última vez que o Brasil concorreu nessa categoria foi em 1999, com “Central do Brasil”.

Reprodução

O filme brasileiro escolhido para concorrer a uma das cinco vagas da categoria Filme Estrangeiro no Oscar do ano que vem foi “A Vida Invisível”, do diretor Karim AÏnouz. O longa competiu com outros 11 filmes brasileiros nesta terça-feira (27). O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema.

O filme é baseado no livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha, e conta a história das irmãs Gusmão, Eurídice e Guida. Eurídice é uma jovem talentosa e introvertida. Guida é o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor. O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro. Fernanda Montenegro e Carol Duarte dividem o papel de Eurídice, enquanto Julia Stockler interpreta Guida.

A última vez que o Brasil concorreu nessa categoria foi em 1999, com “Central do Brasil”, de Walter Salles, filme que também contava com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que foi inclusive indicada ao Oscar de melhor atriz naquele ano.

“A Vida Invisível” foi selecionado por uma comissão formada pela Academia Brasileira de Cinema, composta, entre outros, pelos cineastas Anna Muylaert e Zelito Viana; o idealizador do festival É Tudo Verdade, Amir Labaki; e a diretora de programação do festival do Festival do Rio, Ilda Santiago; entre outros.

O anúncio dos filmes estrangeiros finalistas ao Oscar será no dia 13 de janeiro. A cerimônia do Oscar está prevista para acontecer no dia 9 de fevereiro.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias