Dia do Maçon

Conheça os principais símbolos da Maçonaria

A fraternidade é velada por alegorias e ilustrada por símbolos maçônicos

Reprodução

A Maçonaria é a mais antiga e a maior organização fraternal do mundo. Com um sistema peculiar de moralidade, a fraternidade é velada por alegorias e ilustrada por símbolos maçônicos. E neste 20 de agosto é comemorado o Dia dos Maçons no Brasil.

Não há nenhum estudo que comprove, ao certo, quando e como a Maçonaria foi fundada; acredita-se que a organização surgiu no Egito ou na Grécia Antiga. No entanto, foi na Idade Média que a fraternidade viveu a sua época de ouro. A maioria dos pesquisadores consideram que a origem estaria relacionada aos construtores das catedrais – o significado da palavra ‘pedreiro’ em francês (maçon) reforça tal argumento.

A Maçonaria, essencialmente, é uma instituição filosófica, universal, filantrópica, progressista e educacional, formada por pessoas – cerca de seis milhões – de todas as etnias, credos, nacionalidades e filiações religiosas. A mulher, no Brasil e na maioria das lojas maçônicas espalhadas pelo mundo, não faz a iniciação, ou seja, não é reconhecida como membro.

Conheça os principais símbolos:

Próxima »1 / 7
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias