CELEBRAÇÃO

Capela de São Bendito faz aniversário neste sábado (27) no Centro Histórico

O evento começa, a partir das 16h com uma Salva de Caixa do Divino em homenagem a São Benedito,

Reprodução

E o padroeiro do Tambor de Crioula do Maranhão será celebrado com uma grande celebração. Acontece neste sábado (27), a festa do 6º Aniversário da Capela de São Benedito na Praça da Faustina, no Centro Histórico de São Luís, na Praia Grande.  

O evento que está sendo organizado pela dançarina e produtora cultural Carla Belfort, conhecida como Carla Coreira começa, a partir das 16h com uma Salva de Caixa do Divino em homenagem a São Benedito, segue com apresentação do Tambor de Crioula Mirim Erê de São Benedito, e logo após ocorre uma ladainha para o Santo.

A programação cultural conta ainda com a participação das seguintes manifestações: às 18h com o Boi de Leonardo; às 19h com o Tambor de Crioula Itapera de Maracanã; às 19h30 com o Tambor de Crioula Mara Crioula do Bairro da Liberdade; às 20h30; às  21h Boi da Floresta de Apolônio, e encerra às 22h com o Tambor de Crioula Punga da Ilha. 

Foi dançando nas rodas de tambor de crioula, em São Luís, que Carla Coreira, ganhou notoriedade nacional.  Filha de Mestra Roxa, caixeira do Divino Espírito Santo e do Cacuriá de Dona Teté, Carla viu a sua vida mudar por conta do Tambor de Crioula. E principalmente, quando foi notada pelo escritor e poeta Aruano Suassuna na ocasião da I Feira do Livro, em 2005, realizada na capital maranhense.

A dançarina que é uma referência na fomentação do tambor de crioula dentro e fora do estado. Carla Coreira sempre gostou de dançar tambor e sempre acompanhava a mãe em suas apresentações. A paixão foi se fortalecendo ao se tornar uma das coreiras do Tambor de Crioula de Mestre Felipe onde permanece até hoje.

Desde 2006, Carla Coreira vem ministrando oficinas em todo o país (esteve em São Paulo e Rio de Janeiro em 2012) além de participar de campanhas publicitárias e de figuração. Como exemplo, participou da novela da rede Globo ‘Lado a Lado’, que teve como locação o Centro Histórico de São Luís. Atualmente ela ministra oficinas de Tambor na Praia Grande para turistas e interessados em Cultura Popular, semanalmente. O local dessas oficinas é uma intervenção urbana. Carla transformou uma antiga lixeira na praça da Faustina em uma Capela de São Benedito, tendo agora seis anos de existência.

Viaja todo ano para o sul e sudeste brasileiro, realizando oficinas de Dança, Toque e Canto de Tambor de Crioula em vários locais; entidades, faculdades e eventos culturais, nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Paraty, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Carla Coreira tem seis irmãos e dança tambor desde os cinco anos. Realizou sua primeira viagem internacional em 2009, conhecendo a Irlanda, Inglaterra e Espanha. Com o ofício, ela se profissionalizou como Produtora Cultural, organizando e realizando oficinas em todo o Estado, com destaque, para escolas particulares, museus, centros comunitários, principalmente na capital e em Alcântara.

SERVIÇO

O quê? 6º Aniversário da Capela de São Benedito

Quando? Neste sábado (27), a partir das 16h

Onde? Na Praça da Faustina, no Centro Histórico de São Luís, na Praia Grande.

Quanto? Aberto ao público.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias