SELETIVA

Bailarina maranhense disputa vaga num dos maiores balés do mundo

A Lara é aluna do Núcleo Arte-Educação (NAE) promovido pelo Teatro Arthur Azevedo (TAA) e foi escolhida para participar da seleção nacional do corpo de baile do Bolshoi.

Reprodução

A pequena Lara Sophia de Sousa Amorim, de apenas 8 anos, está entre os 18 bailarinos escolhidos para participar da seleção nacional que escolhe o corpo de bailarinos do Ballet Bolshoi, uma das maiores companhias de dança e teatro do mundo. 

A Lara é aluna do Núcleo Arte-Educação (NAE) promovido pelo Teatro Arthur Azevedo (TAA), um projeto das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e da Educação (Seduc) que oferece à comunidade estudo de dança, teatro, canto coral e piano. 

Escolhida para participar da seleção nacional do corpo de baile do Bolshoi, Lara conta que jamais vai esquecer a experiência. “Eu estou muito feliz porque desde pequenininha eu queria ser bailarina. É um sonho realizado que vou guardar na minha mente para sempre”, conta. 

Com mais de 100 inscritos para participar da etapa de seleção regional – realizada pela primeira vez no Maranhão -, a parceria entre o Governo do Maranhão e o Bolshoi vai acontecer anualmente, como explica o diretor do TAA, Celso Brandão. 

“Essa é uma parceria muito importante porque o Arthur Azevedo é segundo teatro mais antigo do Brasil, a maior casa de espetáculo do Maranhão, realizada com o maior ballet do mundo, que é o Bolshoi. Nós tivemos esse primeiro ano de seleção e, em conversa com a direção do Bolshoi, acertamos que todo ano realizaremos o processo durante o mês de junho.”

Brandão explica que, dos 18 bailarinos escolhidos para a disputa nacional, sete são oriundos do NAE. 

“Temos muito orgulho desse projeto. Nessa seleção de bailarinos para o Bolshoi, foram 18 classificados para a próxima etapa, sete dos quais pertencem ao NAE, ou seja, 45% do total de selecionados são dessa parceria com a Seduc”.

Incentivo

A mãe da Lara, Josélia Sousa, explica que a filha se inscreveu na seleção do Bolshoi graças ao incentivo dos professores do teatro: “Quando o Bolshoi veio pra cá, ela recebeu muito incentivo dos professores do NAE. No dia em que o teatro fechou a parceria para fazer a seleção, o professor procurou a gente e nós fizemos a inscrição para tentar essa oportunidade e deu certo”.

Com 14 anos, Sylvia Karoliny, que começou a dançar com 4 anos, conta que a oportunidade de se apresentar no Teatro Arthur Azevedo foi o grande incentivo para continuar a carreira, apesar das dores provocadas pelos exercícios de dança. 

“Essa oportunidade pra mim é um novo desafio nessa carreira que estou construindo. É um sonho que está se realizando. Quando se entra nesse palco pela primeira vez, quando você sente a emoção, você esquece todas as dores no pé e se contagia. É bem emocionante mesmo”, diz. 

NAE

O Projeto Núcleo Arte-Educação é realizado no Teatro Arthur Azevedo e oferece formação integral e de interação entre o fazer artístico e o pedagógico. 

O projeto é realizado através de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e Secretaria da Educação, que disponibiliza seus espaços para alunos de escolas públicas estaduais, na realização de cursos de teatro, dança, canto coral e piano. 

O NAE também conta com ações de formação de plateia que permite que a classe estudantil e a comunidade em geral tenham acesso em sessões especiais nos espetáculos de teatro, dança e música dentro do calendário TAA.

O Projeto oferece sei cursos de artes: Canto Coral, Dança I, Dança II, Teatro I, Teatro II e Piano para crianças de 9 a 16 anos e são ministradas por arte-educadores, contratados pela Secretaria da Educação e pela Secretaria da Cultura. O Projeto também oferece uma turma exclusiva para adultos no turno noturno.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias