CURIOSIDADE

Conheça a mágica torneira flutuante de Rosário

Um desses típicos monumentos inteligentes foi implantado no município de Rosário, interior do Maranhão. A famosa ‘Torneira Flutuante’ fica localizada na Praça João Mamede Pires, na entrada da cidade

 

Torneira Mágica em Rosário, Maranhão

Você conhece a ilusão da ‘mágica torneira flutuante’? O monumento é conhecido em vários cantos do mundo.

A inteligente ilusão gira em torno de uma torneira que aparentemente jorra água sem precisar de cano algum sustentá-la.

Um desses típicos monumentos inteligentes foi implantado no município de Rosário, interior do Maranhão. A famosa ‘Torneira Flutuante’ fica localizada na Praça João Mamede Pires, na entrada da cidade, em um ponto estratégico, próximo a BR 402, região do Munim.

A fonte foi instalada em dezembro de 2017  e chama atenção de turistas que passam pela região. O monumento acabou virando um dos pontos turísticos da cidade. A ideia de trazer a torneira flutuante para Rosário foi do Secretário de Educação do Município, Joaquim Neto, que contou com ajuda de artesãos e artistas da localidade. Joaquim disse que se inspirou em monumentos parecidos espalhados pelo mundo. “Eu realizei uma pesquisa e vi que tinha monumentos parecidos em outros lugares do mundo, então decidir fazer um aqui em Rosário e não imaginei que teria essa boa repercussão”.

A torneira tem cerca de dois metros de altura e a água usada é retornável, ou seja, não existe gasto excessivo. Joaquim detalhou que primeiramente fez uma miniatura da obra. Dando certo, começou a planejar uma versão maior, que durou cerca de três meses para ser montada completamente. “Foram cerca de três meses para formular o projeto completo e um ano de planejamento”, conclui o secretário.

Torneiras flutuantes pelo mundo

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias