SAÚDE

Prefeitura de São Luís leva atividades de dança a bairros da cidade

Além da área do Rio das Bicas, o Dançando nos Bairros é desenvolvido em bairros como Vila Bacanga entre outros

Reprodução

Desenvolvida atualmente em mais de dez bairros da cidade, a ação é executada por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) e soma-se às iniciativas já implementadas pela administração pública municipal para despertar o interesse da busca por uma vida mais feliz e saudável. No final da tarde de quinta-feira (26), as atividades aconteceram na área do Rio das Bicas.

Além da área do Rio das Bicas, o Dançando nos Bairros é desenvolvido em bairros como Vila Bacanga, Vila Embratel, Santo Antônio, Cohafuma, Ipase de Cima e Ipase de Baixo, Cohatrac Primavera, Planalto Pingão, Bom Milagre e Vinhais. As atividades acontecem duas vezes por semana e o cronograma é definido junto às comunidades, que decidem os melhores dias e horários. As atividades são executadas ao ar livre e abertas a novos participantes.

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amim, destacou o objetivo do programa incentivado pelo prefeito Edivaldo. “O objetivo é levar atividades físicas aos mais diversos bairros de São Luís. Em todos os espaços que levamos o programa temos uma grande aceitação por parte das comunidades. É importante dizer que o Dançando nos Bairros é destinado a todas as idades e busca atender todos os gostos”, disse o titular da Semdel. A intenção é ampliar o alcance da ação e desenvolver em novos bairros.

A coordenadora do Dançando nos Bairros, Adriana Silva, ressaltou a proposta do programa. “Nossa proposta é, através de uma atividade divertida como a dança, incentivar a prática de exercícios físicos. Trabalhamos junto às comunidades avaliando se o programa está atendendo às necessidades da população”, explicou a coordenadora.

Oito professores fazem parte do projeto e realizam atividades de dança, especialmente a zumba, com os participantes. Com a proposta de ampliação das atividades para novos lugares, o poder público municipal beneficia, ainda, os profissionais das comunidades que atuam na área, abrindo novos postos de trabalho. Os professores que conduzem as atividades, além de estimularem a prática da dança como atividade física, promovem o bem-estar dos participantes, despertando sentimentos positivos como a alegria.

“O maior benefício da dança é promover a alegria, além dos benefícios para a saúde. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas saiam de suas casas, se movimentem, se divirtam e saiam felizes daqui. Esse é um programa que alcança muitas donas de casa e o fato de elas estarem aqui é muito bom pra relaxarem e se divertirem. A perda de peso e a melhoria na saúde vem como consequência desse trabalho”, destacou a instrutora de zumba, Samara Sardinha.

Ações

Também com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, a Prefeitura de São Luís desenvolve o programa São Luís Saudável e o Vida Ativa. O São Luís Saudável, da Secretaria de Desporto e Lazer, é voltado para os idosos e é desenvolvido em núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. O programa contribui ainda para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS