AÇÃO

Dia D de Combate ao Aedes acontece neste sábado

O intenso período chuvoso e o ambiente quente são condições perfeitas para que o mosquito Aedes Aegypti possa se proliferar

Prefeitura vai promover o dia D de combate neste sábado no Vinhais

O intenso período chuvoso e o ambiente quente são condições perfeitas para que o mosquito Aedes Aegypti possa se proliferar, para conscientizar a população desse risco, a Prefeitura de São Luís irá realizar uma grande ação intersetorial, neste sábado, 14,  na região do Vinhais sobre o combate ao principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mobilização terá início às 8 horas, na praça do Letrado – Vinhais.

O trabalho inclui ações de educação em saúde para o controle do mosquito, administrada pela equipe do Programa Municipal de Controle da Dengue e Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), visitas domiciliares, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza por todo o bairro.

Durante toda a semana que antecedeu a ação, as escolas do bairro receberam ações educativas, paras conscientizar as crianças, sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o mosquito transmissor da dengue. As palestras foram administradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

A prefeitura tem realizado de maneira constante ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. O resultado disso foi a redução dos casos de dengue na capital em 2017, se comparado a 2016. Segundo o boletim epidemiológico da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foram notificados mil casos de dengue em 2017. Em 2016 o número chegou a 4.647 notificações da doença.

A redução do número de casos foi possível graças as ações de prevenção com campanhas educativas nas escolas, vistoria nas casas, ações de limpeza nos bairros e a gestão correta de resíduos.

Lembrando que a participação efetiva da população na luta contra o Aedes é essencial. Simples medidas, como esvaziar objetos que acumulem água parada são medidas importantes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias