NOVIDADE

CNH digital já está disponível, saiba como usar

A versão digital já está disponível em todo país. A CNH, como documento de identificação, pode ser verificada sem acesso à internet

A versão digital já está disponível em todo país

CNH Digital é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, com a mesma validade do documento em papel. E já está disponível em todos os estados do país. A CNH, como documento de identificação, pode ser verificada sem acesso à internet, usando o aplicativo Lince.

O documento virtual deve valer como comprovação de identidade nos casos em que a CNH é aceita. Mas, atenção, a versão impressa continua valendo normalmente. No entanto, é um grande avanço para os casos em que o condutor não esteja com a versão de papel.

Como obter a CNH digital?

  • É preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code, (ou seja, ter sido emitida a partir de 01/05/2017);
  • Quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran;
  • O Detran emissor da sua atual CNH deve aderir ao sistema CNH Digital. O prazo para adequação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), conforme a resolução citada, é até 01 de julho de 2018.
  • Ir ao Detran  para complementar os dados necessários e aderir ao sistema, caso não tenha certificado digital.
  • Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
  • Baixar gratuitamente o “aplicativo CNH digital“, que estará nas no seu smartphone (telefone celular)
  • Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
  • Criar uma senha de 4 dígitos (PIN) para acessar.

Qualquer motorista poderá tirar?

 Quem tem a versão antiga (quem não tem o QR Code), vai precisar pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS